+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UFPA lança curso de extensão inédito sobre Negócios de Impacto na Amazônia

Entre os dias 27 de janeiro e 12 de maio, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a New York University (NYU), em parceria com o Insper e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), ofertarão o curso de extensão “Negócios Sustentáveis na Amazônia”, voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação. As aulas serão realizadas de forma remota, às quartas-feiras pela manhã. O número de vagas é limitado e os interessados devem preencher este formulário até 21 de janeiro.

O curso terá uma abordagem prática dialogada e aplicada, com uma imersão em negócios de impacto já estabelecidos na região, interagindo com seus gestores para que seja possível compreender os desafios, as oportunidades e as conquistas de cada empreendimento. Com este conhecimento, serão então elaborados casos que auxiliem os negócios em diferentes estratégias de captação de recursos e de crescimento organizacional.

A proposta foi pensada de modo colaborativo e interdisciplinar para proporcionar ganhos metodológicos e relacionais expressivos, como a resolução de situações experimentais e a potencialização da rede de contatos dos participantes, que terão encontros com empresários, pesquisadores e estudantes de outras instituições nacionais e internacionais.

Segundo o professor José Augusto Lacerda, da Coordenadoria de Empreendedorismo da Universitec, o curso é prático, mas com a robustez acadêmica que esse tema, complexo e importante, exige.

Prof. José Augusto Lacerda“Articular esforços entre instituições de diferentes estados e países em prol de uma proposta única, que atendesse os anseios e demandas de todos, foi, sem dúvida, um desafio até este ponto da jornada. Contudo, após meses de reuniões e debates, aprendemos muito uns com os outros e estamos bastante entusiasmados com o desenho do curso”, afirma.

Sobre o curso – O conteúdo terá foco na gestão de organizações e de cadeias agroalimentares vitais para o desenvolvimento sustentável da maior floresta tropical do planeta, como pescados, frutas, oleaginosas, mandioca, cacau, açaí etc.

As aulas serão integralmente em inglês e, por isso, os estudantes devem possuir conhecimento prévio do idioma. Ao final do curso, que terá a duração de 15 semanas, os participantes deverão ser capazes de compreender problemas e oportunidades relevantes no contexto de organizações e de cadeias de suprimento complexas.

Para o professor José Augusto, a iniciativa poderá alavancar os resultados que a Agência de Inovação tem alcançado no ecossistema de Empreendedorismo e de Inovação Social ao longo dos últimos anos. “Não somente no que concerne ao apoio direto aos negócios de impacto, mas também no fortalecimento do intercâmbio com outras instituições engajadas com tal temática, afinal, a cooperação é a mola propulsora desse campo”. “De certo modo, esse resultado já se concretizou antes mesmo do início do curso, visto que a iniciativa originou um Acordo de Cooperação entre a UFPA com a NYU”, completa o professor.

Fonte: UFPA

Próximos Eventos