+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UFPA abre inscrições para cursos de capacitação empresarial

Especialistas em gestão e coaching empresarial irão orientar novos empreendedores durante uma série de cursos promovidos em agosto pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet. Serão três módulos: Criação do Modelo de Negócio; Legalizando e Mantendo o seu Negócio; e Plano de Negócios.
Integrada à Universitec, a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, a incubadora atualmente envolve sete empresas voltadas para o desenvolvimento de tecnologia na Amazônia e elabora parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) para o edital 2014, que pretende alinhar seus empreendimentos com as demandas da indústria local.
“Nosso edital foi moldado para atrair empresas que atuem em áreas de interesse direto da indústria do estado, em função de um acordo com a Fiepa, que apontou as áreas e principais segmentos”, detalhou Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec. “A universidade está comprometida em fazer com que os alunos sejam donos dos seus próprios destinos, empreendedores. Nesse sentido, estar próximo da indústria e investir na pesquisa de tecnologia para o desenvolvimento desse mercado é indispensável”, completou.
A programação de cursos de agosto, resultado de convênios da UFPA com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), busca preparar e orientar projetos de negócios para o edital, como destaca a coordenadora do PIEBT, Iara Oliveira. “Trouxemos especialistas para auxiliar esses novos projetos de empreendedorismo, de forma que eles se tornem cada vez mais afinados com as necessidades de mercado e com as demandas da indústria do estado”, explicou a coordenadora, que convidou para ministrar as aulas Leila Furtado, profissional com 11 anos de experiência no PIEBT e no apoio à criação e desenvolvimento de empresas de inovação tecnológica e Jimmy Freire, administrador e MBA em Marketing, com formação em coaching empresarial.
A Incubadora PIEBT oferece, desde 1995, apoio técnico e gerencial para a criação e desenvolvimento de empresas que utilizam tecnologia como um dos seus principais insumos, com enfoque não exclusivo, porém preferencial, nas áreas de Produtos Naturais (alimentos, cosméticos, perfumaria e fitoterápicos), Biotecnologia, Metal Mecânica, Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC, Tecnologia Mineral, Design e Energia.
Cursos
Com o objetivo de apresentar métodos de validação de problema, ideia e solução, o curso Criação do Modelo de Negócio utiliza a metodologia Lean Startup para descobrir e validar o produto/serviço, além de apresentação e utilização do Business Model Canvas para criar o modelo de negócio. Serão oito horas de aula presencial e oito à distância, totalizando 16 horas de duração de curso, no período de 14 a 19 de agosto, com turmas de manhã e a tarde.
O curso Legalizando e Mantendo o seu Negócio apresenta tipos de empresas e os principais custos/obrigações relacionados às mesmas, objetivando contribuir com a formalização de empresas e com o planejamento financeiro dos negócios. A aula será no dia 21 de agosto, com duração de quatro horas.
A ser realizado de 25 a 29 de agosto, com turmas de manhã e a tarde, o curso de Plano de Negócios visa orientar os participantes no processo de planejamento de negócios. O Plano de Negócios é o instrumento ideal para apresentar um negócio a possíveis investidores, sócios ou instituições financeiras na busca de financiamento e ainda para orientar o empreendedor no processo de tomada de decisão, reduzindo os riscos do negócio.
Serviço
Inscrições para cursos de capacitação empresarial da Universitec pelo email piebt@ufpa.br. Informações: 3201-8022 (ramal 202 e 205) e pelo site da agência, onde está disponível o formulário que deve ser impresso, preenchido e entregue na sede da Universitec, localizada no campus Guamá da UFPA.

Próximos Eventos