+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UFMS e Mackenzie oferecem Doutorado em Letras

Na próxima segunda-feira, dia 4 de março, será realizada a aula magna do Doutorado Interinstitucional em Letras, oferecido por meio de parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formação acadêmica em Letras e Linguística: o perfil do profissional esperado será o tema da aula ministrada pelo professor Dermeval da Hora, a partir das 19h30min, no anfiteatro da Unidade I do câmpus da UFMS em Três Lagoas.

Coordenador da área de Letras e Linguística da Capes, o professor atua na Universidade Federal da Paraíba e realizou estágio pós-doutoral na Universidade Livre de Amsterdam pela segunda vez ao longo do ano de 2010. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia e sociolinguistica variacionista. Atualmente, como bolsista de Produtividade do CNPq 1B, desenvolve o Projeto “Monotongação de ditongos orais decrescentes e crescentes: história e realidade lingüística”. Foi Presidente da Associação Brasileira de Lingüística (Abralin) e, desde julho de 2007, é delegado da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina (ALFAL) no Brasil.

O Doutorado – A proposta do Dinter em Letras visa basicamente à meta de desenvolvimento institucional, que tem como diretriz básica o estímulo e o apoio à titulação e à capacitação docentes. A capacitação de docentes é a meta primeira na busca de valorização do ensino oferecido, porque é o docente de formação aprimorada que pode sustentar a qualidade da pesquisa e da formação do seu discente, para o cumprimento de sua função na vida profissional e para a compreensão de seu papel na sociedade, explica a professora Kelcilene Grácia Rodrigues, que coordenará o programa pela UFMS. Pela Mackenzie, a coordenadora será a professora Maria Helena de Moura Neves.

A área de concentração é em Estudos Discursivos e Textuais e abriga estudos da linguagem que põem sob exame os mecanismos de constituição do sentido dos discursos e dos textos, na visão da Linguística, da Literatura e de outras linguagens da cultura e da arte que com a Literatura se relacionam. As linhas de pesquisa que estruturam o Programa são as seguintes: Procedimentos de constituição dos sentidos do discurso e do texto, em que se examinam os mecanismos linguísticos estruturadores dos textos e dos discursos; Literatura e suas relações com outras linguagens, em que se examinam mecanismos de constituição do sentido na literatura, e sua relação com outras linguagem; Linguagem e discurso na comunicação, em que se examinam, na perspectiva dos estudos da linguagem, os discursos da comunicação na publicidade, no marketing, no jornalismo, e da comunicação em geral; Literatura e discurso religioso, em que se examinam, na perspectiva dos estudos da linguagem, os mecanismos de constituição do sentido dos discursos religiosos; e Linguagem, educação e estudos lusófonos, em que se examinam, no âmbito dos estudos da linguagem, o discurso pedagógico em diferentes contextos e o desenvolvimento de teorias e políticas linguísticas no espaço educacional do mundo lusófono.

O programa tem duração de 42 meses. Neste primeiro semestre, as disciplinas do Doutorado serão oferecidas no câmpus da UFMS em Três Lagoas. Para esta turma foram oferecidas 14 vagas, sendo nove preenchidas por professores da UFMS dos câmpus Três Lagoas, Campo Grande, Coxim, Aquidauana e Corumbá e cinco por docentes de outras instituições de ensino, como Colégio Militar de Campo Grande, IFMS e UEMS. Além dos doutorandos, os docentes da Mackenzie ministrarão a disciplina, também, para os alunos regulares do Mestrado em Letras e do Mestrado em Estudos de Linguagens, oferecidos pela UFMS. Serão abertas vagas para aluno especial, explica a professora Kelcilene. Segundo ela, os docentes da Mackenzie também farão palestras e oferecerão minicursos e workshop, no período em que permanecerão em Três Lagoas, para a comunidade acadêmica e para os docentes que atuam nas redes de ensino Municipal, Estadual e Particular.

A concretização do Dinter em Letras foi possível pelo apoio do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS, professor Dercir Pedro de Oliveira, e do Decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor Moises Ari Zilber. É claro que não podemos esquecer do trabalho em equipe na elaboração da proposta do programa dos docentes das duas instituições, finaliza a professora Kelcilene.

Confira a relação dos professores que integram o programa e as disciplinas que serão oferecidas no primeiro semestre de 2013 aqui.

Fonte: UFMS

Próximos Eventos