+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UFC é destaque em evento nacional sobre formação na área de saúde

A experiência da Universidade Federal do Ceará na área de formação on-line de profissionais da saúde é destaque na XIX Reunião da Rede UNA-SUS – I Mostra de Experiências, que este ano ocorre em Fortaleza, nesta segunda e terça-feira, no Ponta Mar Hotel. O Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos – principal responsável pela inserção da UFC nessa rede nacional vinculada ao Ministério da Saúde –, compôs a mesa de abertura do evento esta manhã, e destacou a importância do intercâmbio de saberes como estratégia para melhoria do SUS no Brasil.

Conforme explica o Prof. Henry, a Rede UNA-SUS (www.unasus.gov.br), criada pelo Governo Federal em 2010, surgiu com o objetivo de atender à demanda do Sistema Único de Saúde por mais qualificação e formação especializada, tendo a Internet e as novas tecnologias digitais como aliadas. “Se fôssemos utilizar os modelos de cursos tradicionais, levaríamos décadas para contemplar a demanda. Hoje, temos turmas de, pelo menos, mil participantes”, explicou o Vice-Reitor, ao destacar o pioneirismo da UFC na empreitada.

Hoje a Rede é composta por 36 instituições brasileiras que se dedicam a formar profissionais médicos e não médicos, de capitais e municípios do interior do País. São capacitações e especializações em áreas como Saúde da Família, Saúde do Idoso, Vigilância Epidemiológica, dentre outras. De acordo com a coordenadora-executiva da UNA-SUS UFC, Profª Raquel Rolim, o Ceará já formou cerca de dois mil profissionais em cursos de especialização e mais de 10 mil em capacitações.

Na UFC, as atividades são realizadas através do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds). O público-alvo são profissionais da saúde participantes do Programa Mais Médicos e do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), ambos do Governo Federal.

A UFC NO EVENTO – Durante a XIX Reunião da Rede UNA-SUS, nesta segunda-feira, a UFC irá se inserir no debate com apresentação da Profª Lídia Eugênia Cavalcante, do Departamento de Ciência da Informação, uma das coordenadoras do programa interdisciplinar de Extensão chamado “Inovação, educação a distância e tecnologias digitais da área de saúde”. A partir das 16h15min, ela falará sobre a experiência exitosa da UFC no desenvolvimento e avaliação de metodologias que possam viabilizar e aperfeiçoar a educação médica a distância.

De acordo com a Profª Lídia, há vários desafios a serem enfrentados na área de formação on-line, como o baixo letramento digital de alguns dos profissionais e os problemas de Internet banda larga em alguns municípios. O desafio é, justamente, desenvolver materiais off-line para os profissionais, melhorar o letramento e a inclusão digital dos participantes, dentre outras tarefas, explicou a Profª Lídia. O programa é interdisciplinar e conta com pesquisadores das áreas de ciência da informação, tecnologia e saúde.

Da abertura do evento, além do Prof. Henry, participaram o representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Aristides Oliveira; o representante da UNA-SUS Francisco Eduardo de Campos; a representante da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Ariana Coser; o Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Hermano Perelli de Moura; e o médico e deputado federal eleito Odorico Monteiro.

Fonte: UFC

Próximos Eventos