+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UEPB forma novos profissionais de Arquivologia, Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Relações Internacionais

Felicidade. Este foi o preceito que pautou os discursos e o clima entre os formandos do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em João Pessoa, que participaram da cerimônia de Colação de Grau do período letivo 2014.1, realizada na noite desta quarta-feira (14). A solenidade colocou à disposição do mercado de trabalho 115 novos profissionais de Arquivologia, Ciências Biológicas, Geografia, Letras, Relações Internacionais, além da primeira turma do Curso de Pedagogia/PARFOR – Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, que está entre as pioneiras do programa no país.

Compuseram a mesa de honra a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria do Carmo Eulálio, que presidiu a cerimônia representando o reitor Rangel Junior; o secretário executivo de Educação do Governo do Estado da Paraíba, Flávio Romero; o diretor do CCBSA, professor Francisco Jaime; o pró-reitor de Cultura da UEPB, Francisco Pereira; a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Maria José Cordeiro Lima; a coordenadora do PARFOR em João Pessoa, professora Elisângela Mendonça e a paraninfa das turmas concluintes, professora Martha Simone Soares. A abertura da solenidade contou com uma apresentação do Hino Nacional feita pelos músicos Luizinho Calixto e Breno Tavares.

A Oradora Oficial, Laudecir Roseno Pereira, do curso de Arquivologia, enfatizou a satisfação e alegria dos formandos após a superação dos obstáculos e concretização de um sonho na esperança de um futuro melhor. “Agora é hora de fazermos a diferença e nos tornarmos protagonistas da nossa própria história, portanto, não vamos nos deixar abalar pelas incertezas desse momento, tenhamos coração simples e humilde para servir o país e à sociedade com ética e responsabilidade”, destacou. Após o discurso, a oradora recebeu um kit de livros da Editora da UEPB.

Homenageada pelas turmas concluintes, a Paraninfa Geral, professora Martha Simone foi conduzida por uma comissão formada pelos estudantes Annyelle Kelly Costa, de Ciências Biológicas, Daniel Jorge Colom, de Relações Internacionais, Daniela Ferreira, de Arquivologia, Maripaula Oliveira, Letras e Isadora Rolim da Silva, Arquivologia.

Em sua fala, a professora, que atua na UEPB desde 1986, e há cinco anos está vinculada ao curso de Ciências Biológicas do Câmpus V, compartilhou com os presentes algumas de suas crenças e valores, permeando sua fala pelo conceito de felicidade, utilizando definições de Socrátes, Platão e Kant. A docente também destacou a vitória dos pais dos formandos, enquanto maiores responsáveis pela formação dos estudantes dentro de casa. “Minha mensagem hoje é de otimismo, coragem, incentivo, pois a felicidade tem mais a ver com atitude do que com as circunstâncias. Não tenham medo de começar e recomeçar se for preciso, pois o pior naufrágio e não partir”, aconselhou.

A pró-reitora adjunta de Graduação, Maria do Carmo Eulálio, lembrou a importância da solenidade de Colação de Grau para fechar de forma exitosa parte da trajetória acadêmica dos formandos, abrindo a possibilidade de construção de novas histórias. A docente felicitou a todos e desejou aos novos profissionais que eles consigam desenvolver suas carreiras com amor e prazer e que a busca pela felicidade seja uma atitude contínua e constante.

Receberam o grau acadêmico, em nome dos demais formandos: Isadora Rolim (Arquivologia), Rafaela Gouveia (Ciências Biológicas), Ericka Almeida (Letras e Geografia – EAD), Jailma de Figueiredo (PARFOR) e Ana Paula Oliveira (Relações Internacionais).

Próximos Eventos