Giro nos Estados

UEMA debate educação à distância durante workshop

“A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino”, esse foi o tema do workshop realizado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMAnet), entre os dias 5 e 7 de dezembro no Rio Poty Hotel.

O evento que debateu entre outras temáticas, os desafios e avanços da educação à distância no Maranhão, contou com a participação dos secretários Davi Telles (Ciência, Tecnologia e Inovação), Felipe Camarão (Educação), o vice-reitor da UEMA, professor Walter Canalles, Andrea Araújo, pró-reitora de Pós-Graduação da UEMA, Antônio Roberto, pró-reitor de Planejamento, a professora Ilka Márcia Ribeiro, coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), entre outros convidados.

O 35º workshop, realizado em São Luís, pelo Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMAnet) encerrou as comemorações dos 20 anos de atuação da universidade em EaD, após percorrer 34 polos pelo interior do estado.

Durante a solenidade de abertura, o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, que representou o governador Flávio Dino, lembrou do apoio incondicional do Estado em relação aos trabalhos desenvolvidos pela UEMA, por meio do núcleo. “Não medimos esforços para investirmos naquilo que é necessário. O trabalho do UEMAnet realmente encurta as distâncias por meio das tecnologias e marca a vida das pessoas levando transformação por meio da educação”.

Foto: Mayara Moraes
O tema do workshop aborda o que a coordenadora geral do UEMAnet, Ilka Serra, chamou de hibridização da educação. “O tema é baseado no que as pesquisas na área de EaD têm mostrado: uma educação híbrida, que é uma educação a distância, mas que possa mesclar um pouco do ensino presencial e vice-versa. Acredito que esse hibridismo é que vai qualificar cada vez mais a educação” relatou.

Essa temática norteia o trabalho desenvolvido pela UEMA nos últimos anos. O vice-reitor Walter Canales Sant’Ana falou que no primeiro momento a UEMA expandiu e atingiu um número enorme de alunos, por meio da EaD, e que “agora o caminho é uma consolidação e uma qualificação do ensino por meio da junção da EaD e o estudo presencial”.

Fonte: SECTI MA

Próximos Eventos