+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UEM oferece à comunidade acadêmica acesso a pacotes Google e Microsoft

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), oferta aos alunos e professores todo o suporte necessário para realização das atividades extracurriculares e cursos de extensão.

Segundo Hélcio do Prado, diretor do Núcleo de Processamento de Dados (NPD), sem nenhum custo, a Universidade oferece diversas ferramentas de suporte tecnológico como o G Suite for Education, que possibilita o acesso da comunidade acadêmica ao Google ClassRoom, ao Google Meet, e as demais ferramentas que fazem parte do pacote que permite a realização de cursos on-line: fóruns, chats, bibliotecas virtuais, e-mail e conteúdos multimídia.

O G Suite for Education é um pacote de aplicativos corporativos, de ferramentas e serviços do Google, utilizados na educação, sendo disponível no mundo todo para instituições de ensino.

Ainda por meio do G Suite, os alunos e professores podem ter acesso ao Google Meet, que permite a realização de videochamadas e ao Google Classroom: um aplicativo simples e fácil de ser usado, que ajuda os professores a gerenciar as atividades. Com ele, os docentes podem criar turmas, distribuir tarefas, enviar feedbacks e armazenar o material em um único lugar.

Além desses recursos, a UEM oferece o Moodle, um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual de trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma. O programa permite a criação de cursos on-line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem; e o Microsoft Teams, que possibilita a organização de trabalhos e tarefas em grupo dentro do Microsoft Office 365 Educacional para utilização on-line, viabilizando chats e outras funções de interação entre os usuários.

A UEM disponibiliza também o suporte tecnológico e, por meio do Núcleo de Educação a Distância da Universidade (Nead), a capacitação de professores e alunos que ainda não dominam essas plataformas utilizadas em aulas remotas e atividades assíncronas.

Fonte: SETI PR

Próximos Eventos