Giro nos Estados

UEL está entre as 200 melhores do mundo na área de agricultura

A 3ª edição do ranking QS University Ranking Mundial por área coloca a Universidade Estadual de Londrina entre as 200 melhores do mundo nas áreas de Agricultura e Meio-Ambiente (Life Sciense & Medicine). A UEL é a única estadual do Paraná a ocupar lugar de destaque na pesquisa.

Ao todo foram avaliadas três mil universidades e instituições do mundo. No caso da UEL, a quantidade de citações acadêmicas da na área de Ciências Agrárias, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), impulsionou a avaliação da Instituição. O item Agricultura e Meio Ambiente compõe a área Vida e Medicina (Life Sciences & Medicine).

A professora Martha Marcondes, diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), enfatiza a importância da publicação de artigos e trabalhos acadêmicos em Língua Inglesa. “A boa colocação do setor é resultado da quantidade de publicações em Inglês para facilitar a difusão de pesquisas pelo mundo”, diz.

Entre as 50 melhores do mundo, segundo o ranking internacional, estão quatro universidades brasileiras que se destacam em oito áreas do conhecimento, entre elas a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O QS Quacquarelli Symonds University Rankings é uma organização internacional de pesquisa em educação. Ao todo, 22 instituições brasileiras estão no “top 200” em pelo menos 30 disciplinas avaliadas no ranking, que ainda conta com duas instituições particulares Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mas nenhuma instituição brasileira ficou entre as 10 melhores do mundo, ou entre as “top 10”.

No top da pesquisa com melhor desempenho está a Universidade de Harvard, que ficou em primeiro lugar em 11 das 30 disciplinas, duas a mais que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Mais informações sobre o resultado da pesquisa da QS estão disponíveis no endereço http://www.topuniversities.com/university-rankings/university-subject-rankings/2014.

Fonte: SETI-PR

Próximos Eventos