+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UEL divulga Vestibular Indígena em reservas da região

A Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) iniciou esta semana uma série de visitas às terras indígenas da região para a divulgação do XIV Vestibular dos Povos Indígenas, que será realizado nos dias 18 e 19 de dezembro, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 24 deste mês. A expectativa é de aproximadamente 500 inscritos, que vão concorrer a 42 vagas ofertadas pelas universidades estaduais e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A terra indígena Barão de Antonina, em São Jerônimo da Serra, foi a primeira comunidade a receber os membros da CUIA. Segundo o presidente da CUIA, Wagner Roberto do Amaral, as próximas visitas serão nesta quarta-feira (8), na Reserva de Apucaraninha. Na próxima segunda-feira (13) a CUIA vista a terra indígena de São Jerônimo. As demais visitas serão no dia 16, em Pinhalzinho e na Reserva de Laranjinha, no próximo dia 21.

O Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná foi instituído pela Lei Estadual nº 13.134, de 18 de abril de 2001, que determina a reserva de seis vagas em cada uma das universidades públicas estaduais do Paraná para a disputa entre integrantes das comunidades indígenas do estado. Ao todo, as universidades estaduais ofertam 42 vagas. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece dez vagas suplementares dos cursos ofertados, para serem disputadas exclusivamente por indígenas de todo o Brasil.

Fonte: SETI-PR

Próximos Eventos