+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

UEG busca apoio da SED para implantação de centro de pesquisa

O secretário de Desenvolvimento, Francisco Pontes, recebeu hoje uma comissão de São Luís de Montes Belos formada por professores da UEG, vereadores e representantes de deputados estaduais. Na ocasião, a professora e veterinária Michelle Laboissière apresentou ao Secretário da SED um projeto de implantação do Centro de Pesquisa e Gestão Avícola na UEG de São Luís de Montes Belos.

O projeto tem como modelo a interação entre academia, indústria e administração pública. Segundo Laboissière, a indústria São Salvador Alimentos (Só Frango) e a UEG já são parceiras do projeto. A visita dos membros da comissão à SED foi com o propósito de buscar apoio e aporte financeiro para a concretização do projeto.
Francisco Pontes, titular da SED, ficou animado com o projeto. “Só com inovação e tecnologia poderemos ter um desenvolvimento sustentável e responsável com o meio-ambiente” afirmou.

Segundo Pontes, a SED vai buscar viabilização do projeto por meio de parcerias com empresas e outras formas que também serão estudadas.
“O projeto é excelente. Temos trabalhado com os Itegos e Cotecs apoiando as indústrias, empresas e Arranjos Produtivos Locais. Este centro vem ao encontro das nossas diretrizes e metas quanto a unir a produção acadêmica com o setor produtivo”, analisou Pontes.

O representante do deputado federal Jovair Arantes, Weverton Teixeira, informou que o congressista tem interesse em ajudar ao projeto por meio de emenda parlamentar. Roberto Goulart, assessor do deputado estadual Henrique Arantes também manifestou o interesse do deputado em apoiar a inciativa.

O projeto
O Centro de Pesquisa e Gestão Avícola na UEG de São Luiz de Montes Belos contará com incubatório e granja de matriz, área para desenvolvimento de pesquisa e ensaios laboratoriais, fábrica de ração onde serão desenvolvidas também dietas experimentais, abatedouro para pesquisa e estudos.

Além disso, segundo a professora Michelle Laboissière há a intenção de se desenvolver um sistema de software de gerenciamento de pesquisa em avicultura, que deverá ser elaborado por startup.

Fonte: SED

Próximos Eventos