+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Udesc Joinville participa de estudo sobre impacto da pandemia no consumo de água urbano

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, em parceria com a Companhia Águas de Joinville e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizou uma pesquisa sobre o impacto das medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19 no consumo urbano de água. O estudo foi publicado no periódico científico internacional Resources, Conservation & Recycling, e o grupo de pesquisa contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Os resultados mostraram que, logo após a publicação do Decreto Estadual Nº 515, de 17 de março de 2020, que declarou situação de emergência em todo o território catarinense, houve redução de consumo de água em atividades não-residenciais e aumento do consumo nas edificações residenciais.

O aumento médio do consumo residencial registrado no período do estudo foi de 11%. O consumo foi maior em edifícios de apartamentos quando comparado a casas na região de Joinville.

Os dados foram coletados remotamente por telemetria, por meio de sensores IoT conectados aos medidores de consumo de água, no período de 21 de fevereiro a 12 de abril de 2020.

Os resultados são importantes para o planejamento e a gestão do uso da água em situações de pandemia, em que o acesso à água de maneira segura é essencial para a população. Acredita-se ser o primeiro artigo que avalia o impacto das medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19 no consumo urbano de água.

O artigo é de autoria das professoras Andreza Kalbusch, do Departamento de Engenharia Civil da Udesc; Elisa Henning, do Departamento de Matemática da Udesc; do engenheiro civil e egresso da Udesc Miqueias Paulo Brikalski; do engenheiro sanitarista e ambiental Felipe Vieira de Luca, da Companhia Águas de Joinville; e da professora Andrea Cristina Konrath, da UFSC.

O acesso à versão final do artigo é gratuito nos próximos 50 dias (até 30/09/2020).

Fonte: FAPESC

Próximos Eventos