+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Três trabalhos da Uenf ganham o Prêmio Oscar Niemeyer

Três trabalhos da área de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), vinculada à Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, foram contemplados na edição 2012 do Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, conferido pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro). A iniciativa premia os melhores trabalhos de conclusão segundo seu valor acadêmico e/ou potencial mercadológico. A entrega dos prêmios ocorrerá em 07/12, às 17h, na Assembleia Legislativa (Alerj).

A dissertação de Zélia Maria Peixoto Chrispim envolve a definição de materiais geológicos utilizáveis na produção de engobe, uma mistura usada como selante, acabamento e decoração de artefatos cerâmicos. O trabalho, orientado pelos professores Maria da Glória Alves e professor Jonas Alexandre, se insere nos estudos do projeto “Caminhos de Barro”, que desde o ano 2000 trabalha o artesanato da Baixada Campista.

Também Carolina Mattedi Có, orientada pelo professor Guilherme Cordeiro, teve sua dissertação premiada. O trabalho propõe um programa experimental para verificar alterações em propriedades físicas e mecânicas (como variação de massa, resistência à tração e cor) de compósitos pultrudados submetidos a três diferentes ambientes de degradação.

Finalmente, as engenheiras Iolanda Scheibe de Siqueira e Meline Aparecida Viana Possidonio foram premiadas pela monografia de conclusão de curso intitulada ‘Comparativo de projetos estruturais empregando sistema reticulado e com laje nervurada’. O estudo também foi orientado pelo professor Guilherme Cordeiro.

Fonte: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro

Próximos Eventos