Giro nos Estados

Tomam posse novos membros do Conselho Superior da Fapeam

Novos membros do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foram empossados na terça-feira (19). A reunião extraordinária foi presidida pelo secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Odenildo Sena.

Os novos integrantes do Conselho são Afonso Lobo, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Antônio Carlos da Silva, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); Cleinaldo Costa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Felipe Gomes Naveca, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz); Luiz Marcelo Rossi, da Embrapa Amazônia Ocidental; e Isa Assef dos Santos, da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi).

CONSELHO

Composto por 11 membros, o Conselho Superior é o órgão máximo de orientação das atividades-fim e de deliberação sobre as matérias que constituem objeto da competência da Fapeam, que é uma instituição vinculada ao Governo do Amazonas. Os seis novos integrantes foram nomeados pelo governador Omar Aziz, em agosto.

Presidido pelo secretário de Estado, Odenildo Sena,  são também membros do Conselho: Mário Neto Borges, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); Adele Benzaken, da Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM); Ernesto Renan de Freitas Pinto, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Niro Higuchi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

APRESENTAÇÃO

Durante o encontro a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, apresentou aos conselheiros as principais ações realizadas pela instituição neste ano, o orçamento e execução financeira, investimentos, programas (educacionais, CT&I, saúde, desenvolvimento de tecnologia assistiva e formação de recursos humanos), eventos, projetos aprovados e parcerias.

Maria Olívia ressaltou as conquistas e o atendimento às orientações do Conselho. “À luz da discussão do Conselho Superior, nós definimos as estratégias e as melhores formas para colocar em execução as propostas que aqui são gestadas”, explicou.

Após a manifestação de alguns conselheiros sobre a importância da preservação e garantia de trabalho da Fapeam, Odenildo Sena concluiu que “as perspectivas para o próximo ano são muito auspiciosas, o que significa dizer que a instituição continua num ritmo de crescimento saudável e quem ganha com isso é a comunidade científica e a sociedade”.

INFORMES

Inicialmente foram compartilhadas as principais ações e informações institucionais, destacando-se o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação da Amazônia (PCTI), o edital do Programa de Comunicação Científica  e o curso de pós-graduaçãolato sensu em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica (Agintec).

O relatório oficial de 2013 da Fapeam e o plano de ação para os próximos anos serão apresentados na primeira reunião anual do Conselho, a ser realizada em fevereiro de 2014.

Fonte: SECTI-AM

Próximos Eventos