+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Tocantins, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia têm novos secretários de Ciência e Tecnologia

TOCANTINS

Em solenidade realizada na sala de reuniões do Palácio Araguaia, sede do governo estadual, tomou posse na tarde de quarta-feira, 31, a nova secretária de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins. A professora Márcia Izabel Barbosa Soares assume a vaga deixada por Maria Fernanda Varanda Carneiro.

Márcia Barbosa é mineira de Governador Valadares e há dezenove anos atua no poder público. No Tocantins já ocupou o cargo de secretária Estadual da Juventude e secretária Municipal da Educação, Cultura e Esportes de Palmas e, atualmente trabalhava como Pró-reitora de Pós-graduação e Extensão da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins.

Logo após ser empossada ela se reuniu com os servidores da Secretaria de C&T e pediu a colaboração de todos em sua missão à frente da pasta. “Nós vamos dar continuidade a construção de Políticas Públicas de Estado, fortalecer as atuais parceiras e estabelecer novos parceiros” ressaltou a secretária.

Márcia Barbosa é pedagoga, possui especialização em Administração Escolar, e mestrado em Educação, Comunicação e Administração. 

Fonte: Secretaria da Ciência e Tecnologia do Tocantins

PERNAMBUCO

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente tem novo secretário. O professor Anderson Gomes, que até o dia 31 de março ocupava o cargo de secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, passou a comandar a pasta. A ex-secretária Luciana Santos repassou o cargo para ele durante cerimônia de transmissão realizada no auditório da Sectma, na presença do secretário executivo de Meio Ambiente, Hélvio Polito, de diretores e presidentes dos órgãos vinculados a Secretaria, além de funcionários e representantes de entidades parceiras.

Luciana Santos pontuou alguns dos avanços conquistados por sua gestão. Ela destacou a gratuidade e interiorização da UPE, o processo de modernização da TV Pernambuco, o repasse da gestão dos Centros Tecnológicos para o ITEP, o programa de inclusão digital nas lan houses, a construção dos projetos de lei da Política Estadual de Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, Política Estadual de Gerenciamento Costeiro e Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas.

Anderson Gomes, o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, concluiu a graduação (1978) e o mestrado (1982) em Física no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou o doutorado em Física no Imperial College of Science, Technology and Medicine, da Universidade de Londres (1986), e pós-doutorado na Brown University (1992).

É professor do Departamento de Física da UFPE desde 1990 e coordenador da Área de Física e Astronomia da CAPES (2008-2010), além de membro do CTC-ES da CAPES. Anderson Gomes é também membro do Conselho Internacional da Optical Society of America (2008-2010). Além das atividades acadêmicas e científicas, ele foi diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do ITEP (1995-1998) e diretor do Departamento de Ensino da PROACAD – UFPE (1999).

Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco

RIO DE JANEIRO

Em cerimônia a ser realizada na próxima segunda-feira, 5 de abril, às 15h, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que se desincompatibiliza do cargo para concorrer às próximas eleições, passará as funções para o engenheiro Luiz Edmundo Horta Barbosa da Costa Leite, que assume como o novo titular da secretaria.

Subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) , mestrado em Engenharia Ambiental pela West Virginia University, EUA e aperfeiçoamento em Engenharia Sanitária pela University Of Texas At Austin, EUA. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental. Também foi professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fonte: Boletim On-line da Faperj

BAHIA

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia tem novo titular. Feliciano Tavares Monteiro estava como superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da pasta desde setembro de 2009.

O novo secretário é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), com especialização em distribuição de energia elétrica e administração de recursos ambientais. O professor universitário e consultor coordenou o planejamento estratégico para o Cefet Bahia, o plano de eficiência energética da Prefeitura de Salvador e o Plano Diretor Urbano dos municípios de Ribeira do Pombal, Boquira e Camamu.

Feliciano já foi diretor da Prodasal (Companhia de Processamento de Dados de Salvador). É militante histórico do PDT, sindicalista e integrante da executiva do partido.

Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia

Compartilhe:

    Próximos Eventos