Giro nos Estados

Tocantins premia vencedores de concursos da Semana de Ciência e Tecnologia

A entrega da premiação aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia em Palmas, nesta terça-feira, 23. Com um texto escrito em literatura de cordel o aluno do IFTO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Palmas, Eudes Dias Silva Júnior, contou a história do cientista Carlos Chagas. Ele venceu o concurso “Cordel da Ciência” realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Tocantins no período de 01 a 04 de dezembro em Palmas. Eudes Dias recebeu um notebook como prêmio. Cerca de 40 estudantes e professores orientadores também foram premiados.

O aluno Warley Alencar Soares, da Escola Municipal Mestre Pacífico, vencedor do concurso de Maquetes, estava entre os premiados. “É muito bom receber este prêmio porque é um incentivo e reconhecimento ao esforço das equipes participantes”, destaca o estudante.

Já a aluna do 3º ano do Centro de Ensino Médio Santa Rita, Merck Miranda da Silva, 1º lugar no concurso de Curta Ciência, é personagem de um documentário tocantinense sobre a cultura e a transformação social. “A idéia é produzir um vídeo de 15 minutos mostrando as transformações que ocorrem na vida de uma adolescente a partir do momento que ela ingressa em um projeto social, e estou feliz por ser a personagem do vídeo”, explica a jovem.

Além de estudantes e professores orientadores, a solenidade contou com a presença da secretária Estadual de Ciência e Tecnologia, Maria Fernanda Varanda Carneiro, e do subsecretário da pasta Sérgio Cosson. Maria Fernanda falou da importância da “Semana” para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e informou que este ano o evento traz como tema: Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, e acontece de 18 a 24 de outubro.  “É importante que vocês continuem participando da “Semana” com idéias e projetos importantes como estes premiados hoje”, ressaltou a secretária.

Foram premiados os três primeiros colocados nos concursos de Feiras de Ciências, Curta Ciência, Blog da Ciência, Cordel da Ciência, Maquetes – Monumentos do Tocantins e Desafio Tecnológico.  Os estudantes receberam notebooks, aparelhos de Mp4 e Mp5.

Premiação no Tocantins

Fonte: Jodevaldo Pereira – Secretaria da Ciência e Tecnologia do Tocantins

Próximos Eventos