+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Tocantins participa de discussão sobre o desenvolvimento do norte do país

Nesta última quarta-feira, 22, secretários e representantes ligados à área de CT&I – Ciência, Tecnologia e Inovação dos estados que compreendem a Amazônia Legal, se reuniram em Brasília, para discutir projetos e ações que contribuam para o desenvolvimento econômico e social da comunidade do Norte do Brasil.

O objetivo do encontro é descentralizar recursos e tornar mais acessível a geração de conhecimento e novas tecnologias que facilitem e incentivem a economia local. A reunião foi realizada no CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, órgão vinculado ao MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os assuntos discutidos em cada estado, durante rodadas de consultas públicas foram apresentados em Brasília. No Tocantins, a rodada foi realizada no dia 11 de abril e contou com a participação de cerca de 70 pessoas, representando diversas classes.

Os resultados de cada oficina foram compilados e, juntos, serviram como base para determinação de cinco prioridades, levando em consideração três principais eixos: Infraestrutura para CT&I; Formação, Atração e Fixação de Pessoas para CT&I; e Estruturação e Ampliação de Polos Regionais de Inovação.

Entre as contribuições do Tocantins na determinação das prioridades, o titular da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, destaca tema abordado por ele e incluído no relatório do encontro: a extensão de conhecimento. “É importante que os resultados das pesquisas sejam levados não só para o agronegócio, mas que sirvam como benefício também aos setores da indústria, comércio e serviços”.

As prioridades foram traçadas e devem resultar em ações de curto, médio e longo prazo, englobando um período de até 20 anos. O documento final, que será entregue ao MCTI, deve ser redigido ainda esse ano. A previsão é de que os grupos estaduais voltem a se reunir em um encontro regional no segundo semestre.

Fonte: Sedecti TO

Próximos Eventos