Giro nos Estados

Telecentro do projeto Digitalagoas é inaugurado em Palmeira dos Índios

População terá acesso gratuito a cursos de informática e à internet; unidade fica localizada no centro da cidade

“Este lugar vai abrir as portas para o mundo”. Foi com esta frase que o professor Abel Cordeiro de Sousa, morador de Palmeira dos Índios, expressou seu contentamento com a inauguração, nesta terça-feira (3), de um telecentro do programa de inclusão digital do Governo do Estado, Digitalagoas, na cidade.  O telecentro está instalado no Tiro de Guerra 07/007, organização militar do Exército Brasileiro, que fica na Rua Luiz Pinto de Andrade, 39, Centro.

Por meio da unidade – uma sala equipada com dez computadores com acesso à internet – crianças, jovens e adultos terão a oportunidade de usufruir do mundo da tecnologia. Além de navegarem na web e participarem de cursos básicos de informática, poderão também fazer outras atividades, como tarefas da escola, e ainda brincar com jogos educativos de matemática, ciências e português, que já vêm instalados nas máquinas.

O telecentro de Palmeira dos Índios funcionará pela manhã e à tarde e contará com a parceria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que cederá um monitor para ministrar os cursos e acompanhar os trabalhos das turmas. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Educação abrirá as inscrições e toda a população poderá se cadastrar para usufruir deste espaço gratuito de inclusão digital.

Aos 10 anos, Naila Thais estava admirada com o mundo da tecnologia, que até então tinha utilizado poucas vezes na casa de uma amiga. Agora, ela se diz feliz por ter um espaço onde vai poder se familiarizar cada vez mais com o computador e aprimorar sua formação educacional. Também com 10 anos, Júnior da Silva disse estar bastante empolgado para acessar a internet.

Digitalagoas

Iniciativa do Governo do Estado, o programa Digitalagoas é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e tem como órgão gestor o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec). Realizado em parceria com prefeituras e instituições, tem como objetivo promover a inclusão digital em todo o território alagoano, estimulando e dando suporte ao desenvolvimento educacional, social e cultural. O programa prevê inicialmente a instalação de 50 telecentros, beneficiando 27 municípios. Até agora 30 telecentros já estão ativos.

Fonte: Agência Alagoas

Próximos Eventos