+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Tecpar leva experiência internacional em transferência de tecnologia a encontro sobre inovação tecnológica

A Agência Tecpar de Inovação, núcleo de inovação tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vai coordenar uma mesa do Encontro Anual da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (X Fortec), que será realizado em Cuiabá (MT), de 10 a 13 de maio. O Tecpar leva ao encontro a experiência de estruturar uma rede transnacional de transferência de tecnologia.

O gerente da Agência Tecpar de Inovação, Marcus Julius Zanon, que também é diretor técnico do Fortec, explica que o tema de sua palestra trata da estruturação de uma rede transnacional de transferência de tecnologia para promover o aumento da competitividade de micro e pequenas empresas vinculadas a ambientes de inovação.

A Agência Tecpar Inovação foi escolhida para ser a coordenadora da Rede Ibero-americana de Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica Competitiva, do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED, na sigla em espanhol), uma rede de inovação tecnológica composta por 25 instituições de sete países ibero-americanos.

A rede tem como principal objetivo aumentar o conteúdo tecnológico das empresas de cada país membro do programa e sua competitividade e internacionalização. “A coordenação dessa rede fortalece a presença do Tecpar nas discussões internacionais sobre o tema de inovação e é essa experiência que vamos levar ao encontro nacional”, salienta Zanon.

Encontro

Com o tema “Redes de Inovação e Transferência de Tecnologia, Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Patentes Verdes e Sustentabilidade”, o X Fortec busca aprimorar e consolidar as ações de inovação e transferência de tecnologia no Brasil.

Zanon vai coordenar uma mesa da conferência com o tema “Projeto – TT – INOVA – Red Iberoamericana de Transferencia de Tecnologia para Innovación Tecnológica Competitiva”, na qual também estarão Sheila Pires, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Fernando Amestoy Khem, do Instituto Pólo Tecnológico de Pando (KHEM-IPTP), do Uruguai, e Karym Giacomán Zapata, do Instituto de Innovación Y Transferencia de Tecnología, do México.

Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas pelo site 10fortec.fortec.org.br.

Fonte: SETI-PR

Próximos Eventos