Giro nos Estados

Tecnologia que pode auxiliar na redução de custos com energia elétrica está em desenvolvimento no Amazonas

Uma tecnologia que poderá auxiliar na redução de custos com energia elétrica e no controle de residências deve ser concluída no mês de julho deste ano. A plataforma “Mashina” está na fase de implementação dos protótipos. O equipamento eletrônico possibilitará que os consumidores gerenciem e monitorem, via smartphones e computadores, o consumo dos aparelhos elétrico-eletroeletrônicos.

A ideia é uma das propostas inovadoras contempladas no programa Sinapse da Inovação,  realizado pelo Governo do Amazonas,  via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). O projeto recebeu R$ 50 mil para desenvolvimento da ideia.

Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro elétrico Allan Roberto Amorim, a Mashina é uma plataforma de gerenciamento de dispositivos. A tecnologia poderá ser utilizada para acionamento, monitoramento remoto e acompanhamento de consumo energético nos imóveis. Ele destacou qual o estágio do projeto e os benefícios e segurança da plataforma.

“As tecnologias empregadas na plataforma Mashina são tecnologias consolidadas e maduras, garantindo ao usuário um nível de segurança muito grande. Atualmente, estamos na fase de implementação dos protótipos. A previsão de conclusão é de cinco meses. Com relação aos benefícios da tecnologia, o controle residencial e a redução de custos com energia elétrica são os principais benefícios que a plataforma pode oferecer”, disse Allan.

Veja como funciona o Mashina:

Uma central fará o gerenciamento dos dispositivos na residência, monitorando o consumo energético com intuito de otimizar o uso dos equipamentos, gerando uma redução no consumo de energia. Com um toque na interface do seu smartphone, o usuário poderá ligar ou desligar equipamentos e também receber indicadores de consumo.

Fonte: Fapeam AM

Próximos Eventos