Giro nos Estados

Técnicos do governo participaram de workshop sobre inovação farmacêutica no Paraná

Quatorze técnicos de instituições públicas participaram de um treinamento sobre a valoração de produtos e empresas dos setores farmacêutico e de biotecnologia. Trata-se do quarto módulo da série de workshops internacionais que acontecem na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no auditório da Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), que é vinculada ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Os eventos são transmitidos ao vivo, de São Paulo, para várias cidades brasileiras e a promoção é do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica (INCT-IF).

O workshop, ministrado por palestrantes norte-americanos e europeus, tem o objetivo de disseminar conhecimentos sobre o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, em conformidade com padrões internacionais. “O Brasil, diferentemente de outros países, ainda não dispõe de conhecimentos necessários para definir quanto vale uma empresa ou um novo produto, o que é fundamental para a consolidação de empreendimentos inovadores”, explica Marcus Julius Zanon, gerente da APPI.

QUINTO MÓDULO – O próximo módulo, “Aspectos de negócio em projetos de P&D”, tratará das estratégias para o sucesso do processo de geração de produtos e tecnologias comercialmente relevantes. Será realizado em Recife, no dia 16, e em São Paulo, no dia 18, com transmissão para 12 capitais, incluindo Curitiba.

O treinamento também tem promoção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Produtos Farmacêuticos (IPD-Farma) e da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Professores e alunos de universidades e funcionários de órgãos do governo têm inscrição gratuita, mas a participação está condicionada à disponibilidade de vagas. Para os colaboradores de empresas abrigadas em incubadoras ou associadas ao IPD-Farma, a inscrição para cada módulo custa R$ 200. Outros profissionais pagam R$ 1.200. Outras informações no site www.axonal.com.br/capacitacao

Fonte: SETI-PR

Próximos Eventos