+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Técnicos da Sedetec e Sudene visitam obras do CVT em Sergipe

Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), juntamente com o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Vernon George Walmsley, realizaram visita na última quinta-feira, 7, às obras do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Tobias Barreto. Em fase final de instalação, o CVT tem o objetivo de fortalecer e modernizar a estrutura produtiva dos territórios sergipanos, promovendo o desenvolvimento econômico e social do Estado.

De acordo com a diretora técnica da Sedetec, Sudanês Pereira, a visita foi uma oportunidade de apresentar o andamento das obras aos técnicos da Sudene – que é parceira do Governo de Sergipe, através de convênio para equipar o centro com maquinário e todo material de consumo – como tecidos, aviamento, mobiliários, eletroeletrônicos e computadores. “No total, serão mais de 200 itens, entre equipamentos e máquinas”, ressalta Sudanês, informando ainda que o CVT de Sergipe é o primeiro do Nordeste que a Sudene apoia.

A concepção do projeto é perfeita e o fato de estar dentro de um distrito industrial é ainda mais interessante. A expectativa é a melhor possível, estamos caminhando para o sucesso e será fácil ajustar um bom modelo de gestão. A parceria entre a Sudene e o Governo ocorreu perfeitamente bem, dentro do esperado”, disse Vernon.

Complexos Empresariais

O Governo de Sergipe, através de suas políticas de apoio a Arranjos Produtivos Locais, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está construindo os Complexos Empresariais Integrais (CEIs) – novas versões dos tradicionais distritos industriais. Em cada CEI será instalado um CVT, que proporcionará a realização de projetos voltados para o desenvolvimento local, através da difusão da inovação tecnológica para a população e o aprofundamento do conhecimento na região para que os segmentos produtivos se apropriem de novas tecnologias e contribuam para o desenvolvimento do Estado.

O CVT de Tobias Barreto trará qualificação profissional para os trabalhadores das empresas do município e seu entorno. O valor total do projeto foi orçado em aproximadamente R$ 965 mil, entre recursos da Sudene e o Governo do Estado, através da Sedetec. Em Tobias Barreto, a estrutura do CVT será composta por laboratórios de informática, de modelagem eletrônica e manual, sala polivalente, oficinas de produção, biblioteca, auditório multimídia, almoxarifado, cozinha, depósito de material de limpeza, deck e salas administrativas.

Fonte: SEDETEC-SE

Próximos Eventos