+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Tarso Genro sanciona Prouni RS

As primeiras 500 bolsas serão oferecidas já no primeiro semestre de 2013

O governador Tarso Genro, sancionou nesta sexta-feira, no Palácio Piratini, a lei que institui a versão gaúcha do Programa Universidade para Todos (Prouni). As bolsas serão dirigidas a alunos que desejarem receber formação tecnológica em setores prioritários para o desenvolvimento econômico do RS. As primeiras 500 bolsas serão oferecidas já no primeiro semestre de 2013.

“O Prouni gaudério é um programa que justifica a vida de um gestor”, afirmou Tarso Genro. Para o governador este momento sinaliza a mudança de paradigma perante a inclusão social. “Estamos alinhando a possibilidade de formação com o projeto de desenvolvimento regional do RS”.

O programa vai beneficiar 1,25 mil estudantes de nível superior com bolsas integrais no valor de R$700, e a seleção dos estudantes levará em conta resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o perfil socioeconômico. O Prouni RS integra as ações do Pacto Gaúcho pela Educação.

O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico(SCIT) e coordenador executivo do Pacto, Cleber Prodanov, destacou que o Prouni estadual tem avanços significativos em relação ao nacional. “Nosso programa vai beneficiar estudantes direcionando a formação para os segmentos de petróleo e gás, eólico, e oceânico, que são estratégicos para o RS”.

Em agosto deste ano, a Fundação de Amparo à Pesquisa doRio Grandedo Sul (Fapergs) lançará edital para seleção das instituições comunitárias de ensino que integrarão o Prouni RS. O investimento total vai ser de R$ 43 milhões, até 2014. Logo após a sanção da lei, o Conselho Gestor do Prouni RS realizou sua primeira reunião a fim de regulamentar o programa.

Estiveram na solenidade o Chefe de Gabinete do Governador e secretário executivo do Pacto Gaúcho pela Educação, Vinícius Wu, a secretária adjunta da SCIT, Ghissia Hauser, o diretor administrativo da SCIT,Gilmar Valadares, e o secretário Habitação e Saneamento, Marcel Frison, que acompanhou também a sanção da lei do Aluguel Social.

Fonte: Assessoria de Comunicação SCIT – RS

Próximos Eventos