Giro nos Estados

Tarso Genro encontra-se com o presidente da França para tratar de cooperação

O presidente francês François Hollande recebeu o governador do Rio Grande do Sul , Tarso Genro, nesta terça-feira (06), às 16h30, no Palácio presidencial, em Paris. Durante a audiência, o governador solicitou um marco especial de cooperação cientifica com o Rio Grande do Sul, no âmbito dos acordos de cooperação firmados com o Brasil. O dirigente gaúcho agradeceu a deferência do presidente francês em recebê-lo. Ele destacou ainda que o Estado está à disposição para formular intercâmbios em diferentes áreas.

“O nosso Estado tem uma grande diversificação produtiva, alta qualidade de mão de obra e um potencial muito grande para desenvolver vários projetos de inovação tecnológica”, observou Tarso Genro. Entre as áreas a serem priorizadas nesta cooperação estão biocombustíveis, semicondutores, energia eólica, saúde avançada e medicamentos, indústria da criatividade, equipamentos para indústria de petróleo e gás, além de eletroeletrônica e automação.

Um encontro no Ministério do Ensino Superior e Pesquisa agendado para esta quinta-feira (08) deverá dar andamento ao memorando de entendimento preliminar para firmar a parceria, informou o Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, que também acompanhou a audiência com o presidente francês. Prodanov lembrou que o Brasil e a França mantém Acordo de Cooperação Técnica e Científica desde 1967.

No encontro, Hollande e Tarso trataram dos desafios para superar a crise econômica. Tarso Genro disse que há uma “preocupação solidária” com o país para que a França lidere a saída da crise sem prejuízo dos direitos de seguridade e bem estar social conquistados no século passado.

Ambos lembraram da visita de François Hollande a Porto Alegre, durante o Fórum Social Mundial, quando foi recepcionado por Tarso Genro que ocupava o cargo de prefeito.

Nesta missão gaúcha de três dias à França, o governador lidera uma comitiva da qual participam o Secretário da Ciência e Inovação Tecnológica, Cleber Prodanov; o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta; o presidente da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Marcus Coester e o secretário da Assessoria Superior do Governador, João Vitor Domingues.

O encontro foi acompanhado e agendado pelo embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani. A atividade ocorreu um pouco antes do jantar anual da Câmara de Comércio do Brasil na França (CCBF) na no Hotel Jorge V, onde o governador Tarso Genro é o palestrante principal.

Encontro com à direção da Renault e Alstom 

Nesta quarta-feira (7), as 10h, o governador terá um encontro com o diretor de Operação para as Américas da empresa Renault, Denis Barbier.

À tarde, na Embaixada do Brasil, ocorre o Seminário Desenvolvimento Econômico e Social com a Energia do Território, com a presença do economista Ignacy Sachs, professor da Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais de Paris

Na quinta-feira (08), às 9h30, o governador e o Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, terão uma reunião no Ministério do Ensino Superior e Pesquisa. A seguir, a comitiva segue para uma visita à direção da empresa Alstom, encerrando as atividades na França.

Fonte: Stela Pastore – SCIT

Próximos Eventos