+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Stand de Sergipe é destaque na Feira ‘Rio Oil & Gas 2012’

O stand de Sergipe tem sido um dos mais visitados na 16ª edição da ‘Rio Oil & Gas 2012’, principal feira de petróleo e gás da América Latina, que teve início nesta segunda-feira, 17, e segue até o próximo dia 20, no Riocentro – RJ. Com a participação do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o stand sergipano desperta a atenção dos empreendedores para o potencial de crescimento econômico existente no Estado. Participam também do evento o Sebrae-SE e empresas privadas sergipanas que compõem a Rede estadual de Petróleo e Gás.

“Muitos comentam sobre a qualidade de vida do Estado e a ambiência institucional do Governo, algo que o governador Marcelo Déda vem construindo desde o início da sua administração, ou seja, uma agenda favorável para o surgimento de novos negócios”, destacou o secretário Saumíneo Nascimento, da Sedetec, presente na abertura do evento. O presidente da Companhia de Gás de Sergipe (Sergás), Fernando Akira Ota, a coordenadora da Rede de Petróleo e Gás de Sergipe, Ana Nunes de Oliveira, além de dirigentes, técnicos e gerentes do Sebrae-SE também recepcionaram as delegações empresariais estrangeiras e do Brasil que queriam conhecer as potencialidades de Sergipe e discutir perspectivas de investimentos no Estado.

Durante o evento serão realizadas rodadas de negócios sob a coordenação do Sebrae e da Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip), que promoverão oportunidades entre petroleiras e fornecedores. Nesses dias está prevista uma extensa agenda de negociações com empresários a serem atendidos por técnicos da Sedetec e do Sebrae-SE, todos com interesses em negócios e investimentos no Estado de Sergipe.

Rio Oil & Gas

Comemorando seu 30º aniversário em 2012, a Rio Oil & Gas chega a sua 16ª edição como um evento de referência internacional no debate e exposição da indústria de petróleo e gás natural. A feira permitirá aos congressistas ampliar discussões de questões como novas fronteiras de exploração, segurança operacional, conteúdo nacional, qualificação profissional, novas tecnologias, responsabilidade associada aos acidentes ambientais e mobilidade sustentável.

O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), mais uma vez será composto de uma exposição e conferência, cujo tema este ano é ‘Inovar e Crescer com Responsabilidade’. Estão participando aproximadamente 1,5 mil empresas e instituições expositoras, número superior aos 1,3 mil expositores da última edição, em 2010 e a expectativa dos organizadores é que pelos 37 mil m² de área da feira passem 55 mil visitantes.

Petróleo e Gás em Sergipe

A exploração e produção (E&P) de petróleo e gás (P&G) tem se intensificado no Brasil nos últimos anos. Em 2011, a produção brasileira de óleo bateu recorde dos últimos dez anos, com a produção de 768 milhões de barris e 24 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Sergipe representa 1,4% das reservas totais (6ª) e 1,8% das reservas provadas de petróleo do país (6ª). Em relação às reservas de gás natural, o Estado detém 0,7% (7ª) das totais e 0,8% das provadas.

Diversas empresas fazem parte da cadeia de Petróleo e Gás em Sergipe, que possui uma abrangência de serviços e produtos fornecidos à Petrobras – a empresa âncora – na exploração e produção de hidrocarbonetos de fósseis. A Rede Petrogas, principal organização que engloba as empresas fornecedoras da Petrobras, conta hoje com 184 associados de diversos setores, desde apoio à extração de óleo e gás até serviços de engenharia, entre outros.

Fonte: Ascom – Sedetec -Sergipe

Próximos Eventos