Giro nos Estados

SNCT contará com participação dos projetos vencedores do Ceará Faz Ciência

Uma antena para celular feita a partir de tampas de panela e um aquecedor solar confeccionado com garrafa pet. Novidades como essas foram criadas por estudantes de escolas públicas da rede de ensino do Ceará que participaram, neste ano, do projeto Ceará Faz Ciência. O resultado desta iniciativa inédita no Estado poderá ser conferido em exposição, a ser realizada de 16 a 19 de outubro, em Fortaleza, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na praça Luíza Távora, das 9h às 18h.

O Ceará Faz Ciência é realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia, identificar jovens talentosos e estimular o interesse pela área.

O projeto mobilizou 600 alunos do ensino fundamental, médio e técnico, nos meses de maio e junho deste ano, em quatro regiões do Ceará: Litoral Leste, Região Norte, Cariri e Inhamuns. Desta realização itinerante, foram selecionados 100 trabalhos científicos expostos em feiras e mostras científicas. Os melhores trabalhos foram premiados em cerimônias regionais e recebem bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Para o coordenador de ciência e tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho, a primeira versão do projeto superou as expectativas pela relevância científica dos trabalhos apresentados pelos alunos e seus professores e pela preocupação dos participantes em resolver problemas de suas comunidades.

Ele destaca o exemplo da antena para celular desenvolvida com tampa de panela por estudantes do distrito de Cajueirinho, na cidade de Bela Cruz, na zona Norte do Estado do Ceará. “Permitiu que a população desse distrito tivesse acesso às quatro principais operadoras que atuam na região, o que antes não tinha. As pessoas estão tendo acesso ao mundo e à comunicação”, ressaltou.

SNCT Ceará

A ideia dos organizadores da SNCT no Ceará é repetir o sucesso de mobilização verificado no ano passado, quando foram registrados, no site da semana, 1.023 atividades, 32 eventos e a participação de 435 instituições do Estado. A programação será concentrada, na praça Luíza Távora, no período de 16 a 19 de outubro, das 9h às 18h.

Está presente também ações do projeto Ciência Itinerante, composto por uma equipe de monitores nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, que visitam escolas e participam de eventos, fazendo demonstrações de experimentos e oficinas científicas. O Ciência Itinerante alia conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência nos estudantes.

As instituições vinculadas à Secitece (Nutec, Uece, UVA, Urca, Funceme, Centec e Funcap) também estarão expondo o que é produzido no Estado em C&T. “Vamos mostrar à comunidade cearense um pouco da ciência que é feita no Estado, porque, às vezes, as pessoas acham que a ciência deve vim de fora; e a ciência está presente no nosso dia-a-dia”, sustenta o coordenador da SNCT do Ceará.

O encerramento da programação, no dia 19, contará com a presença do navegador Amyr Klink. O empreendedor e escritor brasileiro, que ficou conhecido pelas suas expedições marítimas, profere palestra, às 19h, no auditório Assembleia Legislativa do Estado.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida, desde 2004, em todo o país. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). Esta edição será realizada no período de 15 a 21 de outubro, tendo como temática principal “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e das coordenações locais  Em 2011, foram realizadas 16 mil atividades em 654 municípios brasileiros.

Visite o site da SNCT: http://semanact.mct.gov.br

Fonte: SECITECE-CE

Próximos Eventos