+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

SETI promove IV Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promove, entre os dias 19 e 22 de outubro, em Cascavel, o IV Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná com a temática “Inovação e Sustentabillidade”. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e terá como instituição anfitriã a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Realizado desde 2007, o encontro reúne a comunidade científica para expor os resultados dos projetos de pesquisa e da aplicação das tecnologias desenvolvidas nas Universidades e Institutos de Pesquisa do Paraná. A iniciativa também é uma maneira de apresentar à sociedade as principais atividades desenvolvidas na área, além de integrá-la à academia.

Programação
Para motivar o debate e promover a participação do público, a programação prevê a realização de mesas de diálogos cujas temáticas vão desde a produção de alimentos, tecnologias de produção, gestão do patrimônio natural, energias renováveis e educação, até questões que envolvem as cidades e seus modelos de ocupação. Também será realizada a terceira edição do Painel de Jornalismo Científico.

Ainda será realizada uma exposição de projetos e ações das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado, de orgãos do poder público estadual e de empresas incubadas, além de uma programação cultural.

Prêmio de Ciência e Tecnologia
Durante IV Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, será feita a entrega do 24º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Serão contempladas as seguintes categorias: profissional (um professor-pesquisador e um pesquisador-extensionista), estudante de graduação, inventor independente e jornalista científico, nas áreas das Ciências Agrárias e das Ciências Humanas e Sociais.

Este é o segundo ano consecutivo em que a premiação inclui a categoria de jornalismo científico e terceiro ano em que contempla a categoria de inventor independente. Os candidatos selecionados vão receber um diploma e uma quantia em dinheiro que varia entre R$ 3,1 mil e R$ 9,5 mil, dependendo da categoria.

Encontros anteriores
O primeiro Encontro de Ciência e Tecnologia foi realizado em 2007, em Londrina. A programação incluiu mesas redondas, palestras, comunicações, entre outros. Em 2008, o encontro aconteceu em Guarapuava e teve a participação de todas as Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e de empresas incubadas. Além de palestras, comunicações e exposição de projetos financiados pelo Fundo de Ciência e Tecnologia do Paraná, foi realizada uma feira com produtos de empresas incubadas.

Este encontro também foi marcado por três importantes eventos: o lançamento da Revista Sem Fronteiras, editada pela SETI com apoio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, o primeiro encontro de jornalismo científico e a entrega do 22° Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia.

No ano passado, Maringá foi o local escolhido para a realização do evento, que contou com a participação de pesquisadores, estudantes, profissionais, empresários e público em geral. O encontro teve a presença da comitiva francesa da Região de Rhone Alpes, como parte das atividades do Ano da França no Brasil.

Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná

Compartilhe:

    Próximos Eventos