+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

SETI PR divulga ganhadores do 28º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

A Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) divulgou nesta semana a relação de ganhadores da 28ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Participaram desta edição pesquisadores das áreas de Engenharias e Ciências Biológicas. A entrega do prêmio está prevista para o dia 26 de novembro, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu.

A premiação contempla as categorias Professor-Pesquisador (em cada área), Estudante de Curso de Graduação, Inventor Independente e Jornalismo Científico.

A coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Sueli Rufini, ressalta a importância do prêmio como um incentivo aos profissionais ligados à ciência nas instituições paranaenses e comenta as mudanças ocorridas ao longo dos 28 anos de sua existência. “Ocorreram mudanças nos indicadores de produção científica, resultado principalmente das políticas de pós-graduação propostas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). E isso influenciou no perfil dos inscritos nas últimas edições do prêmio”, destacou a coordenadora.

A Seti, que é a responsável pela organização e execução do prêmio, tem procurado acompanhar o novo cenário, contando com a colaboração de especialistas em cada área do conhecimento, provenientes dos programas de excelência em pós-graduação nas diferentes áreas.

O prêmio foi criado em 1986, com o objetivo de reconhecer e estimular a produção científica e tecnológica paranaense, valorizando os profissionais e os jovens talentos que, por meio de suas pesquisas, contribuíram para o progresso do estado.

Duas áreas são premiadas a cada ano em um sistema de rodízio. São avaliados projetos nas áreas de Engenharias e Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde, e Ciências Humanas Sociais e Ciências Agrárias.

Todos os premiados irão receber um certificado e uma gratificação em dinheiro que varia de R$ 10 mil a R$ 32 mil.

As inscrições para a 29ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, que contemplará as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra, serão abertas no dia 26 de novembro.

Vencedores

Área: Ciências Biológicas

Categoria: Pesquisador
Vencedor: Rosane Maria Peralta

Categoria: Estudante de Graduação
Vencedor: Daiana Leila Drehmer

Categoria: Inventor Independente
Vencedor: Elisei Esmanhoto

Categoria: Jornalismo Científico
Vencedor: Grasiani Cristina Jacomini/ CBN – Cascavel

Área: Engenharias
Categoria: Pesquisador
Vencedor: Lúcio Cardozo Filho

Fonte: SETI-PR

Próximos Eventos