Giro nos Estados

SETEC lança a revista Amapatec

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SETEC), através do Governo do Amapá lançou na tarde de quinta-feira (31), no auditório Waldorimo Gomes do Museu Sacaca, a primeira revista de divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Amapá: Amapatec.

O lançamento ocorreu durante a Feira do Livro do Amapá – Flap Ciência com a mesa-redonda “Literatura Científica e Políticas Públicas: fomento à produção de livros”.

Na ocasião do lançamento, a SETEC em nome do secretario Antonio Claudio de Carvalho realizou a doação do “Kit Ciência” para algumas escolas estaduais e municipais do município de Santana. O Kit é composto por uma coletânea de livros científicos e faz parte do projeto de popularização da ciência do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

No mesmo momento foi ofertada aos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Cientifica do Amapá (IEPA) a moeda literária “Palavra”, que possui uso restrito para a compra de livros novos na livraria da Feira do Livro do Amapá.   A Palavra é fruto de um projeto desenvolvido pela Afap com o intuito de facilitar a troca e evitar que aconteçam fraudes e falsificações durante o evento.

 De acordo com Antonio Claudio de Carvalho, a iniciativa das doações é uma forma da SETEC contribuir para o crescimento da FLAP, destacando a missão de fortalecer a leitura para todo o Estado. “Já possuímos esse projeto de doação de livros para as escolas do estado, no entanto estamos fortalecendo a missão deste grande evento que é a FLAP de levar o conhecimento e o prazer da leitura para todo o Amapá”, disse.

A Revista AmapaTec é uma iniciativa da SETEC, e  tem como finalidade disseminar a produção científica e tecnológica do Estado, publicando, trimestralmente, assuntos de interesse para o desenvolvimento do Estado, além de democratizar a informação para toda sociedade. “A revista tem três propostas: a primeira é popularizar a ciência no Estado, a segunda e a terceira é promover as instituições de pesquisa e nossos pesquisadores, assim precisamos elevar o nível de conhecimento e tentar atrair mais pesquisadores e a revista será uma importante ferramenta de divulgação da pesquisa do Amapá”, destacou.

Nas principais matérias da AmapaTec estão editadas temas de relevância como o melhoramento da genética do açaí, sistemas de produção no Vale do Araguari, o Amapá na rota cafeeira do Brasil, pesquisa com usos de insetos em investigações criminais, nanotecnologia, biotecnologia e entrevistas especiais.

Fonte: SETEC-AP

Próximos Eventos