+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Setec – Amapá lança projetos de inovação tecnológica em comunidades rurais

Após negociação com parlamentares, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) Projeto visa o abastecimento de água potável na comunidadelança dois projetos de inovação tecnológica no Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal (Sinconv).

O projeto de implantação de sistema de tratamento de água no Arquipélago do Bailique e a ampliação do sistema de abastecimento de água da Vila do Sucuriju contempla a emenda da deputada federal Janete Capiberibe, com investimento de R$ 778 mil, e visa o abastecimento de água potável na comunidade por meio da implantação de sistema de captação e tratamento por membranas. O projeto busca ainda fazer uso dos reservatórios no período chuvoso e melhorar a qualidade de vida dos moradores, minimizando a ocorrência de doenças de veiculação hídrica e Sistema de captação e tratamento por membranasas associadas à ingestão de sal em excesso.

O segundo projeto, no valor de R$ 270 mil, é referente à propagação “in vitro” de fruteiras tropicais em apoio aos Arranjos Produtivos Locais, que contempla a emenda do deputado federal Bala Rocha. Busca atender a demanda agrícola do Estado através da multiplicação “in vitro” e avaliação de material vegetal de alto valor genético, livres de pragas e doenças, promovendo o desenvolvimento econômico e o aumento da produção agrícola.

Esse projeto também garantirá a estruturação do Laboratório de Biotecnologia para fomentar a produção de mudas de culturas agrícolas, dando suporte aos trabalhos de pesquisa básica e aplicada.

O período para liberação dos recursos correspondentes aos dois projetos é para o mês de julho deste ano, e a execução se estenderá até julho de 2013.

Fonte: Ascom/ Setec -Amapá

Próximos Eventos