+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sessenta estudantes da UEA partem para intercâmbio acadêmico

Ansiedade é a palavra do momento para a jovem estudante do 8º período de Engenharia de Controle e Automação, Erica Kido Schimmoto, 20, e, também, para um grupo de 60 alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que, juntos, participam da reunião de orientações gerais sobre o intercâmbio a ser realizado no segundo semestre de 2012. A reunião, coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI), foi realizada na tarde desta quinta-feira (26), no auditório Professor Luiz Guilherme Filho, localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST).

Contando os dias para tão sonhada viagem, Erica Kido, espera superar a saudade dos pais e aprender mais sobre área profissional escolhida. “A University of California Berkeley está entre as 10 melhores instituições de ensino no mundo e para mim essa é uma oportunidade de aprimorar meu conhecimento técnico, científico e cultural”, comenta.

Pela primeira vez, a acadêmica do 6º período de licenciatura de Matemática, Cristina Freitas, 2,3 vai se afastar da família por um período considerado por ela mesma como sendo longo. Mesmo assim, ela garante que os pais são os principais incentivadores. “Fui a primeira da família a cursar uma faculdade pública e agora sirvo de exemplo para todos os meus familiares. Só através do estudo somos recompensados”, diz. Cristina será caloura da Universidade de Granada, na Espanha.

Segundo o assessor da ARI, professor Ernesto Roessing Neto, esse semestre a UEA está encaminhando um expressivo número de alunos para universidades conceituadas internacionalmente e o aumento deve-se por dois fatores: primeiro, pelo maior número de bolsas em chamada públicas e, em segundo lugar, pelo planejamento estratégico da instituição em organizar e divulgar as chamadas públicas. “Os alunos são dos cursos de Medicina, Odontologia, Direito, Administração, Letras, Teatro e Engenharias e irão vivenciar a cultura em noves países como Espanha, Itália, Alemanha, Canadá entre outros”.

“Cada um dos estudantes aprovados nos diversos programas de intercâmbio promovido pela UEA tem uma história de superação, esforço e conquista individual. São meninos e meninas que deixam a casa dos pais para experimentar o mundo diferente, com dificuldades e recompensas”, salienta.

Entre os assuntos abordados durante a reunião, temas como diferenças culturais, alguns cuidados, seguro saúde, passaporte, imigração, criminalidade e drogas. O evento contou também com a presença das psicólogas da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Giselly de Carvalho Martins e Caroline Botelho Campelo, as quais realizaram dinâmicas de integração e socialização junto à comunidade acadêmica.

Fonte: UEA, por Maíra Pessoa

Próximos Eventos