+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sesc apresenta Mesa Brasil na Semana Nacional de C&T no AM

Programa será atração na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas. As atividades serão desenvolvidas na Estação Ciência, que funcionará de 18 a 20 de outubro, no Clube do Trabalhador (Sesi).

Parcerias inéditas devem marcar a realização da edição 2012 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas. Uma delas viabilizará, pela primeira vez, a participação do Programa “Mesa Brasil”, do Serviço Social do Comércio (Sesc). O evento é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e no Amazonas, é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM).

O programa “Mesa Brasil” será um dos destaques do estande do Sesc, que funcionará na Estação Ciência, espaço destinado à exposição de projetos desenvolvidos por  instituições do Estado de referência na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que funcionará no Clube do Trabalhador, do Sesi (zona Leste de Manaus).

“Nós ficamos muito felizes com o convite da SECTI-AM para participarmos da SNCT, principalmente por conta do tema, que é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Ao tratar de sustentabilidade e erradicação da pobreza, também estamos nos referindo à alimentação e o fim do desperdício, que são os pilares do programa”, disse o coordenador do Mesa Brasil, Elinaldo Barbosa.

Público contará com diversas oficinas

Entre as atividades que serão oferecidas pelo programa, estão oficinas de reaproveitamento de alimentos, de geração de emprego e renda e de reutilização de garrafas pets, sabão e óleo de soja.

“Nosso objetivo é dar uma nova visão para o público durante a Semana Nacional de C&T. Nós jogamos muita coisa fora na hora de cozinhar, por exemplo, e  pretendemos oferecer possibilidades de reaproveitar o que naturalmente iria para o lixo. As outras oficinas têm a mesma função, só que visa à geração de renda”, completou Barbosa.

O público também poderá obter mais informações sobre o benefício do consumo de frutas, verduras e legumes, mais saudáveis, sem agrotóxicos.

Conheça mais sobre o Mesa Brasil

O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário. No Amazonas, o programa foi implantado em 2003 e conta com o apoio de 13 profissionais, entre nutricionistas, assistentes sociais e administrativos.

SNCT acontecerá em todos os municípios do AM

Uma programação que inclui atividades em diversos lugares da capital e nos 61 municípios do interior do Amazonas, voltada para a difusão do conhecimento científico junto à sociedade em geral, marcará a edição 2012 da SNCT que ocorre no mês de outubro. Este ano, o evento possui como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

Um dos destaques da SNCT será a Estação Ciência. O espaço é destinado à exposição de projetos desenvolvidos por instituições estaduais de referência na área de Ciência, Tecnologia e Inovação voltados à difusão do conhecimento. Além de exposição de produtos de empresas instaladas no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide) e Distrito de Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Dimpe).

Outro diferencial será a realização de programações em todos os municípios do Estado. A SECTI-AM, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou edital para viabilizar o desenvolvimento de projetos e atividades de maior porte, de maneira a intensificar as ações da SNCT no interior.

Fonte: SECTI-AM

Próximos Eventos