Giro nos Estados

Servidores aprovam capacitação para Sistema Estadual de Inovação do Acre

No último dia 18, foi finalizado o primeiro curso de capacitação para os integrantes do Sistema Estadual de Inovação. Os cursos que estão sendo ofertados foram viabilizados através de uma parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre (SECT) e a Fundação Escola do Servidor Público do Estado do Acre (Fespac).

O primeiro curso que ocorreu nos dias 17 e 18 tratou sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Segundo o Professor Doutor José Porfiro da Silva da UFAC e um dos participantes “O curso é muito importante para o nosso estado, porque estamos num processo de construção do nosso sistema estadual de inovação e as capacitações são necessárias para que as instituições possam melhor funcionar”.

A iniciativa da SECT de capacitar os integrantes do Sistema Estadual de Inovação também foi lembrada pelos participantes do curso, para Dixon Gomes Afonso, servidor da Funtac, “essa iniciativa é muito importante pro desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado do Acre, é uma forma da gente trazer uma realidade necessária para que, o que é inovado aqui na nossa região, possa realmente ter uma aplicação no ponto de vista comercial, além de resguardar também os direitos autorais dos pesquisadores”.

Servidores da Sect, Ifac, Funtac, Ufac, SEE, Fapac, Fieac, DMA, Sebrae e Embrapa tiveram a oportunidade de participar desse primeiro curso e aprovaram a capacitação, para Clarissa Reschke da Cunha, pesquisadora da Embrapa, o curso foi muito bom e útil:  “A gente está começando a discutir essa questão da propriedade intelectual na Embrapa e é importante pra mim que sou uma pesquisadora.” Vale ressaltar que novos cursos serão ministrados para completar essa capacitação, como o curso de Redação de Patentes que ocorre nos dias 20 e 21 do corrente mês.

Fonte: SECT-AC

Próximos Eventos