Giro nos Estados

Serpro investe R$ 188 milhões em data center na capital paulista

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) irá investir R$ 188 milhões na construção de um data center na cidade de São Paulo. O objetivo é tornar sistemas da Receita Federal, Denatran, entre outros órgãos públicos, disponíveis de maneira ininterrupta aos usuários. As etapas para contratação de fornecedoras para o projeto serão realizadas em 11 licitações, a primeira já em andamento.

O novo centro de dados deve começar a ser construído em janeiro do ano que vem, com previsão de conclusão em dezembro de 2014. O data center ocupará um terreno de 11 mil metros quadrados, com 2 mil metros quadrados de  área de produção. Além de suprir demandas atuais, ele deve ser suficiente para ampliação da capacidade de absorver outros contratos.

Trata-se do quarto data center do órgão. Atualmente, já existe um em São Paulo, além de outros dois no Rio de Janeiro e Brasília. A capacidade atual de armazenamento é de mais de 800 terabytes de dados, com processamento anual de mais de 6 bilhões de transações on-line em servidores que atendem a sistemas e serviços de TI de instituições governamentais do país.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos