+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sergipe sedia encontro nacional da Rede Brasileira de Metrologia Legal

Dirigentes de órgãos Delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e técnicos de todo o país estão em Aracaju nos dias 04 e 05 de novembro para participar do 16º Encontro Técnico da Avaliação da Conformidade/Inmetro. Realizado no Hotel Real Classic, na orla de Atalaia, o evento tem como objetivo discutir as melhores práticas e negociar metas de fiscalização como todos que compõem a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). O encontro foi organizado pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), representante do estado na execução das atividades de competência do Inmetro.

Com uma vasta programação composta por diversas palestras, o evento foi aberto na manhã desta terça-feira, 04, por Alfredo Lobo, diretor da Avaliação da Conformidade, do Inmetro. “Temos uma rede no país inteiro para fazer a fiscalização de produtos que são regulamentados e submetidos à certificação pelo Inmetro, e nessas reuniões, que acontecem duas vezes por ano, nós aperfeiçoamos as práticas de fiscalização desses itens que irão para o mercado”, ressaltou.

Para o presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), José do Patrocínio, são muitos os avanços observados nos encontros técnicos realizados pela rede. “Desde 2007 tenho acompanhado esses encontros e observo que passamos a falar de coisas mais estratégicas, de cunho informativo. É um evento de suma importância, inclusive para discutirmos o novo modelo que está sendo implantado pela Rede Brasileira de Metrologia”, destacou o anfitrião do evento.

Um dos palestrantes do encontro, o presidente do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade, Edson Vismona, destacou a necessidade de uma maior articulação do poder público para que o combate ao comércio ilegal seja feito de forma mais eficaz. “Quando falamos em metrologia legal, nós falamos evidentemente nos controles necessários para a produção e a distribuição dos produtos dentro das normas e o mercado ilegal é exatamente o oposto disso, ou seja, são produtos que não atendem nenhuma norma, não pagam impostos e afetam diretamente a saúde e a segurança dos consumidores”, disse ao destacar que trouxe para o evento um panorama do mercado ilegal, além de divulgar um guia elaborado junto com a Fundação Procon de São Paulo. “Apresentamos dicas práticas para os consumidores, mostrando com alertas o que eles devem fazer para evitar a compra de produtos ilegais”, ressaltou o dirigente da entidade que representa mais de 30 setores produtivos brasileiros.

No período da tarde, o secretário do Desenvolvimento Econômico e de Ciência e tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, esteve reunido com os dirigentes de órgãos participantes e ressaltou a importância de Sergipe sediar o evento. “Para o Governo do Estado é um prestígio perante o Inmetro estarmos sediando este encontro nacional, ao mesmo tempo em que é um reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pelo ITPS neste quesito fundamental de proteção do consumidor e dos mercados”, comentou.

Ainda dentro da programação, os participantes vão discutir sobre Procedimentos de investigação de acidentes provocados por produtos regulamentados pelo Inmetro; Realização das verificações de acompanhamento para efeito de registro; e Processo de fiscalização – Balanço das mudanças e estágio atual, entre outros assuntos que serão discutidos nesses dois dias de encontro.

 Fonte: SEDETEC-SE

Próximos Eventos