+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sergipe participa de Congresso nacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Na última quinta-feira, 25, Aracaju sediou o ‘XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA)’, um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (sbCTA), consolidado no meio acadêmico, científico-tecnológico, governamental e empresarial, que acontece a cada dois anos, e segue até o próximo dia 29. Na abertura, o secretário Saumíneo Nascimento, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), ressaltou as ações do Governo de Sergipe no setor de alimentos, através do Instituto Tecnológico de Pesquisa (ITPS) e de parceria com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).

Com o tema ‘Inovação e Sustentabilidade em Ciência e Tecnologia de Alimentos’, este ano o CBCTA conta com a parceria do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), que realiza, paralelamente, o IV Congresso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Frutos Tropicais (INFT).

O CBCTA tem por objetivo atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre desenvolvimento tecnológico-científico e inovações do mercado de alimentos; divulgar trabalhos científicos; e estimular a participação de jovens pesquisadores, através de suas apresentações – plenárias, palestras, mini-cursos, exposição de pôsteres, apresentações de trabalhos orais, se propõe a mostrar alternativas para o desenvolvimento de produtos e processos alimentícios, e a apresentar os atuais desafios da pesquisa, nos diversos setores de agronegócios e indústria de alimentos.

De acordo com o professor da UFS, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos e organizador do evento, Narendra Narain, o evento possui cerca de 1200 inscritos, contará com 80 palestrantes nacionais e internacionais, além de uma feira com 10 stands de empresários e pesquisadores da área, para divulgar seus produtos. “A missão do evento é o intercâmbio de conhecimento. A maioria dos palestrantes vem de São Paulo, mas também receberemos pessoas de estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais”, afirma.

Representando o Governo do Estado, o secretário Saumíneo falou sobre a implantação da primeira biofábrica de Sergipe, projeto executado pelo SergipTec, localizada ao lado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Através da biofábrica, temos um maior avanço tecnológico da fruticultura do estado, incrementando a cadeia produtiva local e melhorando os plantios realizados pelas famílias sergipanas”, conta, ressaltando também que as ações do ITPS são fundamentais, tanto na metrologia como na análise laboratorial para alimentos.

Também participaram da abertura o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), André Maurício Conceição de Souza; o professor da Universidade de São Paulo (USP) Franco Maria Lalojo; a Professora e pró-reitora de pesquisa da Universidade de Campinas (UNICAMP), Glaucia Maria Pastore; o engenheiro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcelo Ferreira Fernandes; o professor da UFS José Augusto Machado; a representante do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Rita de Cássia e o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), José Ricardo Santana.

 Fonte: Fapitec

Próximos Eventos