+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sergipe é representado em publicação nacional sobre desenvolvimento humano e indústrias criativas

O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, representou o Estado de Sergipe em participação no livro ‘Desenvolvimento Humano, Indústrias Criativas, Favelas e Os Estatutos do Homem (Ode ao Amor, à Vida e à Liberdade)’, recentemente publicado pela José Olympio Editora. Lançado este ano, no Rio de Janeiro, a obra foi coordenada pelo economista e ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso e contou com a participação de cientistas e grandes nomes do cenário político-econômico nacional, presentes no XXIV Fórum Nacional, realizado em maio de 2012. A publicação ressalta a importância do alto conteúdo de desenvolvimento humano para que o Brasil seja, de fato, um país desenvolvido.

Com o tema ‘Indústrias Criativas-como transformá-las em grandes oportunidades’, Saumíneo marcou a presença na publicação nacional junto a cientistas e personalidades da política e economia nacional como o ministro da educação, Aloízio Mercadante; o ministro dos esportes, Aldo Rebelo; o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; o economista, especialista em educação, Cláudio de Moura Castro; a ex-ministra da cultura Anna de Hollanda; o especialista em economia da cultura Luiz Carlos Prestes Filho; e o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Fernando Veloso.

O livro mostra que de um lado o desenvolvimento pode ser viabilizado impulsionando o ‘binômio criativo’: educação de qualidade e emprego. Por outro lado, João Paulo esclarece que o desenvolvimento pode ser alcançado transformando várias indústrias criativas (culturais) em grandes indústrias e buscando construir uma visão de Brasil fundamentada no humanismo contemporâneo.

Dividido em quatro partes, a primeira ressalta a educação e o emprego de qualidade como instrumentos de inclusão econômico-social; a segunda examina o potencial das indústrias culturais de gerar grandes oportunidades; a terceira aborda as favelas como oportunidades a partir do Plano de Inclusão Social, Econômica e Cultural de Favelas, elaborado por iniciativa do Fórum Nacional; e a quarta etapa consiste na discussão sobre as visões do Brasil e seu futuro, tendo como pano de fundo ‘Os Estatutos do Homem’ (Ode ao Amor, à Vida e à Liberdade), de Thiago de Mello.

Fonte: Ascom – Sedetec – Sergipe

Próximos Eventos