Giro nos Estados

Sergipe é destaque em revista nacional de Arranjos Produtivos Locais

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec/SE) participou do X Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais (APL’s) de Base Mineral e o VII Encontro Rede APL Mineral, realizado nos dias 05 e 07 de novembro, na cidade de Vitória (ES). O evento proporcionou ao estado de Sergipe o reconhecimento pelo trabalho realizado nos APLs, através de publicação em revista nacional, como exemplo de governança no APL de Cerâmica Vermelha.

Criado em 2003, decorrente de uma parceria entre o Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério de Minas e Energia (MME), o Seminário e o Encontro tiveram como objetivo fomentar a relação entre empresas e setores organizados APL’s, a partir de trocas de experiências, em prol da solução para esta cadeia produtiva no Brasil. O Encontro proporcionou ainda a divulgação e disseminação das melhores práticas na cadeia produtiva do setor mineral, além de discussões sobre os processos de extração, beneficiamento e transformação mineral, organizados em APL’s de base mineral.

O evento foi também uma oportunidade para o lançamento da 1ª edição da revista ‘Rede APL Mineral em destaque’. Na coluna ‘Acontece APL’, Sergipe foi destaque com o artigo ‘Governança traz ganhos e conquistas para APL de Sergipe’, onde foi traçado um panorama dessa atividade no Estado, ressaltando a importância da Sedetec e seus parceiros para desenvolvimento deste setor.

A revista ressalta que a Sedetec iniciou a organização das atividades produtivas que fazem parte dos APL’s, com destaque para a cerâmica vermelha, no ano de 2007, a partir da instalação do Núcleo Estadual de APL’s. Desde então, discussões e ações relacionadas ao desenvolvimento da tecnologia, infraestrutura e meio ambiente favorável ao desenvolvimento desse sistema no estado, tem sido impactadas.

Ainda sobre o desenvolvimento do sistema em Sergipe, a revista conclui que, uma vez que o governo intensificou a relação com os setores produtivos e formou parcerias com instituições federais – como ministérios, universidades, institutos de pesquisa e agências de fomento, os APL’s geram resultados cada vez mais positivos, econômico e socialmente. Assim, as APL’s se consagram cada vez mais em Sergipe, atraindo a instalação de novas indústrias de cerâmica vermelha no estado.

Representando a Sedetec no evento, a diretora técnica Sudanês Barbosa Pereira considera a participação de Sergipe importante nesses encontros. “Foi gratificante para nós o momento em que a secretária executiva da Rede APL Mineral fez um balanço da Rede APL e a Sedetec foi citada em slide, como um parceiro que contribui com a Rede. Isso nos deixa grato pelo reconhecimento do trabalho”, comemora a diretora.

Fonte: Sedetec-SE

Próximos Eventos