+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Sergipe cria Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas de Desenvolvimento

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) conta, a partir de agora, com o Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas de Desenvolvimento (Napead). Inserido na estrutura interna, sem custos adicionais à Secretaria, o Núcleo tem como objetivo principal a formatação das prioridades para a produção de estudos e pesquisas multidisciplinares ou não, relacionados a temas de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia.

De acordo com o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, o intuito é também promover o intercâmbio com outras unidades, instituições acadêmicas, institutos, centros e núcleos de estudo e pesquisa e afins que atuem na mesma área temática do Núcleo, de forma a estimular a integração das equipes de pesquisa com o pessoal técnico das secretarias. “A diretoria Técnica da Sedetec poderá contribuir no auxílio de formulação e avaliação dos programas de desenvolvimento que estão sendo executados no Estado de Sergipe”, ressaltou o secretário.

Para Sudanês, coordenadora do Departamento Técnico (DET/Sedetec), o Napead foi criado para fazer uma interface entre a Sedetec e as universidades. “Será extremamente importante, porque teremos a oportunidade de conhecer os estudos e análises que serão feitos por pesquisadores que analisarão as políticas públicas de desenvolvimento econômico executadas pela secretaria. Isso permitirá que a Sedetec conduza a sua política através do olhar da sociedade”, avaliou.

O economista da Sedetec, Magaiver Correia, nomeado coordenador do Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas de Desenvolvimento, terá dentre as suas atribuições que gerir as ações de promoção a análises e pesquisas sobre desenvolvimento econômico. Além disso, o coordenador deverá convocar as reuniões técnicas e as de gestão, que envolvam as secretarias signatárias e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), como também elaborar relatórios anuais sobre as atividades desenvolvidas, encaminhando-o ao secretário e à fundação.

“Os projetos em parceria com professores da Universidade Federal de Sergipe servirão para que a Sedetec crie novas políticas, avalie e aperfeiçoe as existentes, qualificando ainda mais suas ações. Temos atualmente três projetos que serão executados no prazo de um ano pelo Núcleo, o de ‘Desconcentração produtiva regional em Sergipe – políticas estaduais de desenvolvimento industrial e sua interiorização’, ‘Pontos e contrapontos da propriedade intelectual na Universidade Federal de Sergipe’, e ‘Turismo de Base Comunitária na Rota do Sertão – potencialidades para o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Alto Sertão Sergipano’. Dessa forma, o Napead subsidiará a elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e para a ciência e tecnologia”, detalhou o coordenador Magaiver.

Fonte: SEDETEC-SE

Próximos Eventos