+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

SEMPESq integra programação sergipana da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 14ª Semana de Pesquisa (SEMPESq) da Universidade Tiradentes (Unit) acontecerá de 15 a 18 de outubro, nos cinco campi da instituição e com a realização de palestras temáticas no Museu da Gente Sergipana. A data do evento foi escolhida para fazer parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em Sergipe é coordenada pela Fundação de Apoia à Pesquisa do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Em 2012, o debate da SEMPESq será pautado na Internacionalização da Ciência.

A SEMPESq é uma iniciativa da Unit realizada em parceria com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa, a Incubadora de Empresa de Base Tecnológica (I-TEC) com a Embrapa Tabuleiros Costeiros. O principal objetivo da semana é promover a divulgação dos trabalhos realizados pelos pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e pelos alunos e docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado e do Nordeste.  A novidade dessa edição é que será realizada uma Feira de Ciências para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos professores e estudantes de Iniciação Científica e pelos grupos de pesquisa.

De acordo com a diretora de pesquisa e extensão da Unit, Ester Fraga Villas-Bôas do Nascimento, a pesquisa, a extensão e o ensino são os pilares de uma universidade, promovendo o processo educativo, científico e cultural de forma indissociável e viabilizando a relação transformadora entre universidade e sociedade. “A política de pesquisa da UNIT tem propiciado o estabelecimento de parcerias de investigação com universidades estrangeiras, promovendo a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade através do intercâmbio e da mobilidade internacional”, declara a diretora.

Durante o evento, a Unit receberá pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras. A SEMPESq contará com a participação Dr. Ignácio Berdugo, da Universidade de Salamanca – Residente do Universia para a América Latina, do Dr. Pablo Antonio Fernández Sanchéz, da Universidad de Sevilla, do Dr. José Esteves Pereira da Universidade Nova de Lisboa, do Dr. Ricardo Fasti, Diretor do Universia Brasil, do Dr. Emídio Cantídio de Oliveira Filho, da Universidade Federal Rural  de Pernambuco (UFRPE) e ex-diretor de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES).

Para mais informações acesse ao link da SEMPESq http://ww3.unit.br/sempesq/.

Fonte: Ascom FAPITEC/SE

 

 

Próximos Eventos