Giro nos Estados

Seminários nas IEES – Temas e metodologia são definidos nesta sexta-feira (24/1) no CE

A Secitece recebeu na manhã desta sexta (24/1) representantes da administração superior, dos sindicatos dos docentes e dos servidores e dos movimentos estudantis da Urca, Uece e UVA para mais um encontro que definiu os últimos detalhes para a realização dos seminários nas universidades. Os eventos irão discutir temas relacionados às três instituições estaduais. A reunião aconteceu no gabinete do secretário René Barreira.

No encontro foi definido o tema central dos seminários, “O papel das universidades estaduais frente ao desenvolvimento do Estado do Ceará”, e ainda a metodologia a ser utilizada durante os eventos. Grupos de trabalho serão formados para a discussão dos cinco pontos que foram acordados em relação à pauta emergencial da greve, que resultará na definição de critérios objetivos, como a quantificação da demanda real no número de vagas para realização de concurso público pelo Governo do Estado.

Cada grupo de trabalho terá um total de 05 (cinco) participantes, sendo 01 (um) representante da Secitece;  01 (um) representante da administração superior da universidade;  01 (um) representante do sindicato dos docentes;  01 (um) representante do sindicato dos servidores; e  01 (um) representante do movimento estudantil.

Ao final de cada evento, os resultados serão consolidados em um documento oficial. Neste documento deverão constar ainda diretrizes para os seguintes assuntos que também entrarão na pauta de discussão nos três seminários: qualificação docente; gestão de pessoas; infraestrutura; força de trabalho; autonomia administrativa e financeira das universidades; política estudantil; mobilidade acadêmica; ampliação de políticas de inclusão e acessibilidade; articulação da graduação e pós-graduação; articulação da educação superior e educação básica; avaliação institucional; cotas para egressos de escolas públicas; ocupação de vagas ociosas; aumento na oferta de vagas para o período noturno; compromissos das universidades para redução das taxas de evasão.

Os seminários estão agendados para os seguintes dias:

– 3 e 4 de fevereiro: UVA (evento em Sobral)
– 10 e 11 de fevereiro: Urca (evento no Crato)
– 17 e 18 de fevereiro: Uece (evento em Fortaleza)

A coordenação geral dos eventos será da Secitece, sendo da responsabilidade de cada universidade a organização operacional e logística do seminário a ser realização em sua instituição.

Fonte: SECITECE-CE

Próximos Eventos