+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Seminário promovido pela Educação aborda o novo papel do profissional professor no Tocantins

Professor gestor – o novo papel do profissional professor foi o tema da segunda rodada de palestras do seminário Professor: papel essencial para mudar o mundo, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), cuja programação começou nessa terça-feira, 13, e prossegue até esta quarta-feira, 14, com mais duas palestras, às 9 e às 10 horas, e ainda a Premiação do Selo Quem Educa, Faz!, às 14 horas.

A palestra voltada aos profissionais da educação foi ministrada por Guilherme Davoli,  professor de psicologia, escritor e consultor empresarial e educacional, que destacou o papel do professor gestor.

“Professor também é um gestor quando está na sala, em contato com a família desses alunos. É o professor que vai trabalhar os valores da escola diretamente com o aluno, aprendidos neste período de pandemia. E quem é esse profissional do futuro? É aquele que é altamente curioso, se comunica, traz ideias diferentes, aprende a aprender, a adaptar ao mundo real, que se disponha a experimentar mudanças de várias formas, a aprender a conviver com esse novo cenário. Nós não precisamos criar grandes receitas novas. É preciso conhecer as novas possibilidades. Quando entramos na aula remota, muitos falaram que não eram capazes. E em pouco tempo, vimos muito trabalho, apesar da dificuldade técnica”, destacou.

Durante a live, Guilherme Davoli pontuou sobre a importância do cuidado emocional. “O professor precisa cuidar de si para estar apto a cuidar dos alunos, buscando o equilíbrio emocional, com inteligência intrapessoal, interpessoal e existencial. Não sendo ansioso, mas curioso pelas oportunidades. Desta forma, estará absolutamente mais apto para quando voltar ao esquema presencial e, assim, trabalhar melhor a sua emoção e do aluno também”, considerou.

Eduardo Marcio Ribeiro de Carvalho, professor do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, de Palmas, destacou que o momento trouxe novas perspectivas para os educadores. “Gostei muito da palestra do professor. Abordou praticamente todos os aspectos que estamos vivendo, de ansiedade, de dúvidas e também apontou caminhos e  orientações para o momento de retomada das atividades presenciais com nossos alunos.  No ponto de vista psicológico e institucional, ele trouxe temas bastantes enfáticos que clareou nossas ideias”, completou.

Bem descontraído na live, Guilherme Davoli respondeu a questionamentos dos profissionais da educação, que tiveram a oportunidade de expor dúvidas e relatar experiências, por meio do chat, mediado pela superintendente da Educação Básica da Seduc, Amanda Pereira Costa.

“Foi uma palestra maravilhosa. O profissional falou das nossas experiências vividas com a pandemia, e nos ajudou bastante sobre saber trabalhar com nossos alunos e também com nossas angústias nesse momento, que aos poucos estamos nos encaixando nesse novo modelo de ensinar. Excelente palestra, a Seduc está de parabéns”, comentou Kátia Cilene Reis, professora da Escola Estadual Novo Horizonte, de Palmas.

Programação

A programação do seminário Professor: papel essencial para mudar o mundo continua nesta quarta-feira, com as seguintes atividades, que podem ser acompanhadas na TV Seduc, no canal da Pasta no YouTube.  As lives também serão disponibilizadas no canal para acesso.

Fonte: Governo do Estado do Tocantins (adaptada)

Próximos Eventos