+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Seminário Anprotec divulga programação no Pará

Nesta manhã, dia 14, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti-PA), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) apresentaram para parceiros e para a imprensa os detalhes da programação do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. O pré-lançamento foi realizado no Restô do Parque da Residência, em Belém (Pará).

A próxima edição do evento, promovido anualmente desde 1987 pela Anprotec e pelo Sebrae, terá como tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados” e será realizada de 22 a 26 de setembro, também em Belém, com a organização local da Secti, da UFPA e do PCT Guamá. Na programação, estão previstas plenárias, sessões paralelas, sessões técnicas e workshops, que irão abordar assuntos pertinentes à temática do evento. Clique aqui e confira a programação preliminar.

O desafio proposto pelo tema é a busca por caminhos para que os ambientes de inovação ampliem suas conexões com os setores público e privado, a fim de se tornarem mais autônomos e, assim, contribuírem ainda mais para o desenvolvimento sustentável das regiões em que atuam. Por meio da articulação com diferentes atores, espera-se estender as fronteiras do empreendedorismo inovador e alastram-se os impactos econômicos e sociais decorrentes das atividades de incubadoras de empresas e parques tecnológicos. Nesse contexto, buscam-se novos parceiros, como entidades, grandes empresas e investidores, em escala nacional e internacional.

O professor Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá, deu as boas-vindas a todos os presentes: “é uma honra para Belém receber o XXIV Seminário Nacional. Nossa programação tem como base o Plano de Ciência e Tecnologia da Amazônia aprovado este ano. São indícios de que a nossa região está crescendo no movimento do empreendedorismo inovador”.

Em seguida, a presidente da Anprotec, Francilene Garcia, apresentou os detalhes da programação do evento e falou sobre a importância do Seminário Nacional ser realizado em diferentes lugares do país. Desde 1987, foram realizadas 23 edições, em 15 diferentes cidades, com 11,8 mil participantes. “Uma preocupação da Anprotec é circular pelo país, realizando o Seminário em diferentes regiões do país. O evento busca, dessa forma, dar uma visibilidade maior para aquilo que a região está fazendo no movimento do empreendedorismo inovador, fazer melhor uso dos recursos humanos desse luga, para um maior impacto no desenvolvimento regional”, afirmou Francilene.

De acordo com o gerente da Unidade de Acesso à Inovação Tecnológica do Sebrae, Enio Duarte Pinto, também presente no pré-lançamento, a Região Norte vem se despontando no setor. “Apenas no ano passado, o Sebrae realizou 10 mil consultorias de inovação tecnológica em empresas na Região. Já temos cinco incubadoras aprovadas pelo edital Anprotec-Sebrae para implantação do modelo Cerne. Assim, é extremamente oportuna a organização do evento aqui em Belém neste ano”, explicou.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará, Claudio Cavalcanti Ribeiro, encerrou as falas do pré-lançamento e destacou a importância da aprovação do Plano de Ciência e Tecnologia da Amazônia. “A região amazônica, pela primeira vez, formulou um plano para a Amazônia por meio dos amazônidas. Não podemos pensar só no amanhã e, por isso, esse plano tem um horizonte de vinte anos. Essa não é uma luta fácil”, disse. O secretário afirmou também que existe um plano de expansão de iniciativas de ambientes inovadores no estado: “queremos implantar PCTs em Tapajós e em Marabá”.

Em setembro, durante o XXIV Seminário Nacional, o movimento do empreendedorismo inovador brasileiro estará com os olhos voltados para o Pará, uma boa oportunidade para conhecer novas iniciativas.

Fonte: SECTI-PA

Próximos Eventos