+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Semana Nacional de C&T será lançada neste quinta no Maranhão

O secretário da Ciência e Tecnologia do Maranhão, Lauro Assunção, lança oficialmente nesta quinta-feira (16), às 10h, no auditório do Hotel Luzeiros, em São Luís, as discussões sobre a programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que já faz parte do calendário maranhense e este ano será realizado no período de 18 a 22 de outubro.

Foram convidados para o lançamento, representantes das instituições parceiras, entre elas as de ensino superior, bem como as Secretarias estaduais e órgãos vinculados, que tenham afinidade com a área. Na oportunidade, o secretário Lauro Assunção apresentará os integrantes da Comissão Organizadora da SNCT, que já vem se reunindo, tendo à frente o professor Edson Nascimento.

Acompanhando o tema nacional “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, o Maranhão também dará a sua contribuição nas discussões sobre tecnologias empregadas no desenvolvimento de ações que tenha impacto reduzido para o meio-ambiente. O secretário Lauro Assunção falará aos participantes sobre os objetivos da Semana Nacional, estratégias que estão sendo utilizadas para a mobilização, entre outros detalhes como local e estrutura mínima para a realização da Mostra.

Conforme programação do lançamento, será exibido também um vídeo com imagens da SNCT 2009, cujos resultados foram considerados bastante positivos. Além disso, os participantes receberão informações relacionadas à programação, bem como aos eixos temáticos que deverão ser discutidos no período.

“Embora já estejamos trabalhando no processo de elaboração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, vamos aproveitar este momento para fazer um chamamento especial para que todos os parceiros se engajem neste trabalho. O nosso objetivo é desenvolver um evento tão ou até melhor que o do ano passado”, enfatizou o secretário.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com os Estados e Municípios e tem como um dos seus pilares a popularização da ciência.

Ano passado, o local escolhido para a realização da SNCT em São Luís, foi a Praia Grande. Ruas, teatros, faculdades da área se transformaram em uma grande vitrine para a produção cientifica do Maranhão. Um grande número de alunos, das redes públicas e privadas, prestigiou o evento que contou com uma expressiva quantidade de expositores, das mais diferentes instituições. Além da capital, o interior do estado também se envolveu na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009.

O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)?

A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a  relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Fonte: Lucienne Santos / SECTEC

Compartilhe:

    Próximos Eventos