+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

SEMANA NACIONAL DE C&T – SECTI lança oficialmente Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no AM

Com o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (SECTI-AM), lançou oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SNCT). As atividades estão previstas para ocorrer no período de 15 a 21 de outubro.

O lançamento ocorreu durante a 3ª reunião extraordinária do Fórum de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa em conjunto com o Fórum de Inovação do Estado do Amazonas, na tarde da última sexta-feira (3), no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

O titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, ressaltou a amplitude da SNCT no Amazonas, além de afirmar que o estado é um dos que mais avançam nesta área. “A SNCT contará com uma programação diversificada que incluirá visita a instituições, encontros com pesquisadores e uma ‘grande surpresa’ no espaço Estação Ciência”, afirmou.

A SNCT terá como destaque a implantação do espaço “Estação Ciência”, que funcionará no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi). O espaço contará com uma vasta programação das instituições voltadas a pesquisa, além de apresentação das atividades realizadas pelos estudantes da rede pública do Amazonas.

Alcance da SNCT em todos os municípios é o diferencial no Amazonas

Nos demais 61 municípios do Estado, as ações da SECTI-AM serão voltadas para a difusão do conhecimento científico com a realização de programações em todos os municípios. No ano passado, o Amazonas ficou em segundo lugar no ranking nacional de atividades realizadas durante a SNCT, totalizando 2.209. A meta deste ano é superar a quantidade de ações e o número de 150 mil participantes da edição anterior.

Sena destacou a interiorização como um diferencial do evento no Amazonas e disse que o intuito é estimular ainda mais a participação e a consolidação das atividades da SNCT em todos os municípios do Estado. “Buscamos regionalizar o tema da semana e mobilizar todas as instituições da área para se envolveram no propósito principal de levar a conhecimento científico à sociedade”, enfatizou.

O objetivo da SNCT é discutir aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios.

Fonte: Ciência em Pauta, por Danyelle Soares

Próximos Eventos