+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia chega a Presidente Figueiredo(AM)

O município de Presidente Figueiredo (cerca de 100 km de Manaus) também está participando da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Seplan-CTI. Através de articulação da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), terminou no final da semana passada uma sequência de palestras na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), todas com foco na tecnologia e voltadas aos acadêmicos e estudantes de ensino médio daquele município.

Um dos “cases” de impacto entre os alunos foi desenvolvido pela professora Cleusa Suzana Oliveira de Araújo. Por meio de historia em quadrinhos impressa em uma cartilha distribuída na plateia durante a palestra, ela uniu informações sobre os peixes da Amazônia com o estudo da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além de conhecer espécies menos difundidas, como curimatã e aracu, os alunos aprenderam como “falar” o próprio nome através dos sinais usados pelos surdos e mudos.

A cartilha e todo o projeto da palestra foram desenvolvidos pelos acadêmicos da graduação em ciências biológicas em trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso da UEA. A história em quadrinhos foi elaborada como proposta didático-pedagógica para se aplicada por professores do ensino fundamental e favorecer a comunicação entre os surdos e ouvintes.

Outro trabalho desenvolvido em forma de cartilha foi apresentado pelos alunos  pós-graduandos em Biologia Urbana da Universidade Nilton Lins, visando preencher uma lacuna na abordagem do tema Saúde dentro da sala de aula e, paralelamente, oferecer suporte aos vestibulandos.

A obra expõe de forma didática as principais doenças urbanas causadas por vírus e protozoários, possibilitando ainda a integração como s conhecimentos discutidos ao longo da educação básica, como ecologia e meio ambiente. O material foi desenvolvido com a finalidade de incentivar hábitos e atitudes que favoreçam a promoção da saúde e a criação de ambientes saudáveis.

A gerente do núcleo de Presidente Figueiredo da Universidade do Estado do Amazonas, Eulene Pacheco, afirma que a Semana de Ciência e Tecnologia tem papel importante no meio acadêmico. “Tem o poder de incentivar a pesquisa e mostrar que existem novas técnicas a disposição de todos”, disse ela.

Outro ponto importante é o que diz respeito à conscientização dos alunos a partir do ensino médio, que passam a ter maior interesse em ingressar na faculdade e dedicar um pouco mais do seu tempo aos trabalhos de pesquisa. O núcleo de Presidente Figueiredo da UEA conta atualmente com 380 alunos. “Mas vamos abrir mais 50 vagas ano que vem”, garante a gerente.

fonte: SEPLANCT-AM

Próximos Eventos