Giro nos Estados

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é tema do programa “Fala, Secretário” no Acre

O principal assunto do programa “Fala, Secretário” desta terça feira, 15, foi a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada entre os dias 21 e 27 deste mês em todo o país. Em entrevista concedida à apresentadora Nilda Dantas, o secretário de Ciência e Tecnologia (Sect), Marcelo Minghelli, falou sobre a estratégia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que utiliza a Semana como mecanismo para popularizar a ciência e a tecnologia.

No Acre quem coordena a Semana é a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia que, em parceria com mais de 20 instituições vai realizar ações em todo estado. Já são mais de 180 atividades cadastradas. “Pela primeira vez a Semana de Ciência e Tecnologia vai chegar aos municípios mais distantes, graças a parceria com a Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), que nos possibilitou levar as atividades para todos os municípios do estado, por meio dos telecentros do Floresta Digital, aproximando a comunidade do conhecimento”, enfatizou Minghelli.

Durante o programa foi comentada ainda a missão da Sect, que foi criada em 2012 pelo governador Tião Viana para reestruturar o sistema estadual de ciência e tecnologia com foco principalmente na inovação. A instituição trabalha programas e projetos para promover a expansão tecnológica do estado com a finalidade de proporcionar ganhos reais para o acreano, como por exemplo, a geração de renda e emprego.

O principal foco da política estadual de ciência e tecnologia é  formação de pessoal, infraestrutura laboratorial e fomento à  pesquisa. “Só será possível efetivar esse plano criando base técnico-científica, para que, aliada a política de ensino superior, resulte em inovação para o setor produtivo e empresarial do estado”, comentou o secretário.

Ainda sobre a Semana de Ciência e Tecnologia, Minghelli destacou a programação de abertura do evento que será o Seminário “Parques Tecnológicos: Experiências Inovadoras”,  que vai discutir aspectos relacionados aos parques tecnológicos, trazendo para o debate temas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social do estado. O seminário será realizado a partir das 8 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).

Outra atividade destacada na entrevista foi a exposição “Tendas do Conhecimento”, que será realizada na Praça da Revolução no centro de Rio Branco. Três tendas serão montadas no espaço e vão apresentar atividades de saúde, como aferição de pressão, testes rápidos, distribuição de preservativos, orientação sexual e prevenção do câncer de mama. Além disso, também serão realizadas atividades de esporte como pilates no solo, ginástica laboral, treinamento funcional e exposição de ciências realizada pelos alunos e professores do Curso de Física, da Ufac, além de observações astronômicas noturnas.

Para acompanhar o calendário de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e realizar inscrição nas atividades os interessados devem acessar o site www.sect.ac.gov.br. O programa Fala, Secretário pode ser visto todas as terças-feiras a partir das 8 horas da manhã em cadeia de rádio e televisão (TV e Rádio Aldeia e Rádio Difusora Acreana). O programa é reprisado sempre as terças, às 16h30, quartas, às 12 horas, e quinta, às 21 horas.

Fonte: SECT-AC

Próximos Eventos