+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Semana de Cooperação Franco-Brasileira na Amazônia discute ações conjuntas em âmbito científico

Um ciclo de seminários franco-paraenses, organizados no âmbito da comemoração dos 400 anos de Belém, será realizado a partir desta segunda-feira(13), até o dia 17 de junho, em Belém. O evento é promovido na cidade pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém.

Com o tema “Cooperação, pesquisa científica e as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, a programação tem como local o Palácio do Governo, nos dias 13 e 14, e até o dia 17, outras instituições parceiras do evento que abrigam os seminários e suas discussões. A Coordenação de Relações Internacionais (CORI),do Governo do Pará, foi responsável pela articulação com a Embaixada da França no Brasil e fortaleceu essa parceria institucional no seminário.

A abertura do evento contará com a presença do governador do Estado, Simão Jatene; do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho e do Embaixador da França no Brasil, Laurent Beli. O objetivo do evento é estreitar laços entre a França e o Estado do Pará, além de ampliar as perspectivas de cooperação para o desenvolvimento da região amazônica.

Ainda nesta manhã, na abertura, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Melo, junto com o embaixador da França no Brasil, Laurent Beli, apresentarão os objetivos da Semana Científica de Cooperação Franco-Brasileira na Amazônia.

A diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Andrea Waichman, participará das discussões. O evento também conta com a presença de representantes de diversas instituições, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento também tem a parceria do Centro de Pesquisa Francês Cirad; do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS); Institut de Recherche pour le Développement(IRD) e o apoio da Aliança Francesa de Belém.

A grande discussão envolve diversos pesquisadores da área ambiental e de pesquisa científica, que trarão importantes informações acerca do incentivo à cooperação entre França e o Estado do Pará. Nesta segunda-feira, após a abertura do evento, uma mesa-redonda debate os avanços científicos significativos e a transferência de resultados de pesquisa em apoio às políticas públicas realizadas.

Como parte da programação, o Guyamazon realiza uma apresentação geral do seu trabalho, lançado em 2010, como uma forma de reforçar acordos estratégicos entre o Brasil e a França, pela Embaixada da França, o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) da Amazônia. Ao fim da tarde, será realizado um seminário de balanço dos Projetos de Pesquisa e do Reforço das Capacidades.

Na terça-feira (14), ao longo do dia, sessões discutem diversos temas relacionados a ecossistemas aquáticos da Amazônia, Ciências Humanas e Sociais, Projetos de Pesquisa e de Reforço das Capacidades, além de Clima, Meio Ambiente e Saúde. Todas as sessões terão a presença de representantes de instituições parceiras, no Palácio do Governo.

Fonte: Fapeam

Próximos Eventos