+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Semana de Ciência e Tecnologia do ES é eleita como melhor evento de Inovação do mundo

Público, número de invenções exibidas, número de expositores, ambiência para a realização de negócios e para estimular a vocação de futuros inventores. Esses foram os cinco critérios avaliados pela Federação Internacional das Associações dos Inventores (IFIA) para escolher o melhor evento do Circuito Internacional de Inovações em 2013, no qual a Semana Internacional de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo/INNOVAWORLD saiu campeã. O evento foi realizado em outubro de 2013, em Vitória.

A votação foi realizada em março, durante a Feira Internacional de Inovações, entre os membros do comitê executivo da IFIA. O coordenador do Núcleo de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Marcelo Vivacqua, foi o responsável por receber o prêmio na Feira de Invenções de Pittsburgh, realizada de 18 a 20 de junho, nos Estados Unidos. “Essa premiação representou a coroação de um esforço coletivo de toda a equipe da Sectti. A 10ª Semana contou com a colaboração de todos e essa satisfação nos motiva ainda mais para que a 11º seja ainda melhor”, disse Marcelo.

O secretário-geral da IFIA, Alireza Rastegar, destacou, na ocasião, fatores decisivos para a vitória do evento capixaba, como o elevado e diversificado público presente com entrada gratuita, o incentivo à realização de negócios com a rodada de negócios, organizada pelo Sebrae-ES durante o INNOVAWORLD, com a prospecção tecnológica que visou a combinar os ofertantes das tecnologias com os demandantes e, por fim, a presença maciça de crianças, adolescentes e jovens expondo seus trabalhos na feira de ciências, além das milhares de pessoas que visitaram o evento, interagindo com os inventores e pesquisadores, e despertando a vocação para ciência, tecnologia e inovação.

Mais de 40 países estavam presentes na premiação. Com isso, o Espírito Santo ganhou projeção internacional e representantes de vários países passaram a conhecer melhor o Estado durante os três dias de Feira, manifestando a intenção de conhecer o Espírito Santo, como a Coreia do Sul, a Polônia, a Arábia Saudita, o Qatar, a Bulgária, os Estados Unidos, entre outros. O representante da Universidade da Malásia, referência em estudos de novos materiais, expressou o desejo de assinar um termo de cooperação com o Estado, em que focará principalmente nos setores de petróleo e metal mecânico.

Para Vivacqua, o Espírito Santo, como representante do Brasil na Feira, projetou a imagem do Estado. “Com certeza esse prêmio contribuiu muito para a divulgação do nosso Estado, para o Brasil e para o mundo, como um forte investidor em Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, turistas do mundo todo ficaram interessados em conhecer o nosso Estado”, contou o coordenador.

Fonte: SECTTI-ES

Próximos Eventos