Giro nos Estados

Semana de Ciência e Tecnologia encerra atividades em Porto Velho

Mais de cinco mil pessoas visitaram e participaram das atividades oferecidas durante quatro dias na ‘II Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondônia’, encerrada no último domingo (27), em Porto Velho. Shows culturais, sorteios de equipamentos eletrônicos, palestras, exposições e prática de esportes, fizeram parte da programação que reuniu mais de 50 parceiros. O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Consórcio Santo Antônio Energia.

Em todas as atividades foi possível perceber a Ciência, Saúde e Esporte, áreas que representaram o tema da 10º edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em mais de 500 cidades brasileiras e que insere a Mostra de Rondônia. A disseminação do Esporte, por exemplo, foi percebida na própria estrutura do evento, montada no Complexo Poliesportivo Deroche Pequeno Franco, ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho, que reuniu 16 estandes, quatro salas de palestras, além de tendas internas e externas. Vale ressaltar que a realização da Mostra não atrapalhou o funcionamento do espaço. A população continuou fazendo caminhadas e praticando atividades físicas na academia ao ar livre, conforme o propósito do local.

A inclusão de um espaço voltado para sustentabilidade e reciclagem de pneus, com Jogos de Argola, Circuito de Obstáculos, Jump para uso ao ar livre, entre outras modalidades, complementou o ambiente esportivo escolhido para o evento, graças à parceria com a Associação ‘Tribo do Mato’. Já a Amazônia Adventure incrementou com uma programação mais radical, disponibilizando paredes de escalada com sete metros de altura, além da torre de tirolesa com 50 metros de queda livre.

AUÊCultural

Uma das quadras de esporte do Complexo foi palco de grandes manifestações culturais marcadas pela diversidade de estilos artísticos.  Cada dia o público foi surpreendido com um novo gênero. A apresentação do Grupo Folclórico da Melhor Idade do Centro de Convivência do Idoso (CCI) foi destaque. A disposição do grupo foi exemplo de saúde para quem prestigiou o trabalho.

A Orquestra Sinfônica da Escola de Artes Daniel Neri, também emocionou o público. A apresentação incluiu músicas clássicas, populares, chorinhos e um repertório nordestino, agradando todos os estilos.

Empolgação foi o que marcou o festival Hip Hop cultural promovido pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz).  A ideia foi apresentar o Projeto de prevenção às drogas através do movimento Hip Hop.

O público gospel não ficou de fora da programação.  A apresentação da Banda RTA despertou a fé dos presentes com músicas que falaram do compromisso e restauração.

Também se apresentaram o Balé Clássico da Escola de Dança da Associação São Tiago Maior; Academia de Dança do SESI; Companhia de Dança Giselle Medeiros; e o grupo Yaporanga.

Ampla programação

O público que prestigiou o evento também teve oportunidades de participar de palestras nas áreas de inovação, esportes, assistência social, pedagogia, saúde e beleza.

A parceria com o Consórcio Santo Antônio Energia, contemplou 70 estudantes com equipamentos eletrônicos. Tablets, Pen drives, Netbooks, Impressoras, HDs Externo, Caixas de Som, Celulares, WebCams e MP3 fizeram parte das premiações. Os sorteios foram realizados todos os dias, a cada meia hora, nos intervalos das apresentações do AUÊ cultural.

Para a gerente de Ciência, Tecnologia &Inovação da Seplan, Ana Maria Moura, o evento atingiu expectativas e alcançou o objetivo traçado. “A população teve a oportunidade de desfrutar de momentos de lazer e conhecimento. As instituições ali presentes apresentaram os avanços empregados nos serviços desenvolvidos. Houve interação entre  instituições públicas e privadas, criando oportunidades de integração espontâneas entre os visitantes”, ressaltou a gerente.

Fonte: Seplan RO

Próximos Eventos