+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

‘Selo de Qualidade OAB Recomenda’ referencia curso de Direito da URCA

O reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Patrício Pereira Melo, participou, na manhã desta quarta-feira (13), em Brasília, da solenidade de certificação do curso de Direito a URCA, como um dos referenciados no Brasil, em qualidade e parâmetro superior na área. Apenas 78 universidades públicas em todo o Brasil contaram com a avaliação positiva. E esta não é a primeira vez que a URCA recebe o ‘Selo OAB Recomenda’.

Tanto instituições públicas como privadas foram avaliadas. O selo de qualidade foi entregue na manhã desta quarta a reitores e representantes das faculdades em cerimônia, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília/DF, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Na sua 5ª edição, a solenidade enfoca o título “Educação Jurídica de Qualidade – Garantia Constitucional”. A premiação consiste no reconhecimento das Instituições de Ensino Superior nas quais o curso de Direito cumpriu os critérios estabelecidos pela Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB, visando contribuir com a valorização do ensino jurídico de qualidade.

Para o reitor da URCA, também professor do curso de Direito, a conquista do Selo de Qualidade OAB Recomenda é resultado do compromisso institucional que ao longo dos anos vem sendo imprimido aos cursos de graduação e pós-graduação da URCA. “Dedico a comenda aos docentes, funcionários e alunos do curso de Direito da URCA, cujo empenho é marcado pelo compromisso com a qualidade e excelência acadêmica da Universidade em nível nacional”, ressalta.

Na cerimônia de entrega do selo, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, afirmou que a formação do advogado atualmente exige o ensino de uma “visão humanística” do direito e também uma experiência prática na área. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esteve presente e destacou o esforço da pasta em conjunto com a OAB para qualificação dos cursos de direito e depois saudou o selo conferido pela entidade.

Saiba mais sobre o ‘Selo de Qualidade’

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) dá o “selo de qualidade” a 139 cursos de Direito de todo o país. Em sua quinta edição, o “Recomenda OAB” selecionou as faculdades com base no índice de aprovação de seus alunos nos exames da Ordem que possibilitam ao bacharel exercer a profissão de advogado e também no conceito obtido pelas escolas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), que avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos ensinados nos cursos.

Atualmente, existem no país 1.266 cursos de direito registrados no MEC. Desses, 1.071 foram avaliados pela OAB, que exige a participação de uma média mínima de 20 alunos presentes nos quatro exames anteriores.

Fonte: SECITECE

Próximos Eventos